Ela tirou uma foto ao filho e mostrou à irmã… Algum tempo depois, todos correram para o hospital!

É importante que todos os pais estejam a par desta situação. É aparentemente uma coisa pequena, mas é importantíssimo reconhecê-la, para que não se torne em algo maior e pior.

Tina Treadwell tinha grandes planos para o seu filho. Ela o achava tão fofo que tirava constantemente fotos dele para mandar a uma agência de modelos infantis. Orgulhosa, ela mostrou a foto abaixo à sua irmã.

filho_foto_1

Mas a irmã de Tina ficou tudo menos contente ao ver a foto. Já que ela percebeu que um dos olhos do pequeno Taylor tinha aparência diferente do outro. E ela sabe o que isso pode significar.

filho_foto_2

Os médicos confirmaram a sua terrível suspeita. Taylor sofre de retinoblastoma, uma forma de cancro no olho que afeta maioritariamente crianças. A olho nu, não é possível perceber nada de anormal, mas em fotos, sim. A mãe fica chocada, mas, por sorte, tudo corre bem durante o tratamento do menino de 1 ano. Com quimioterapia, o cancro é controlado com sucesso. Taylor, infelizmente, fica cego de um dos olhos, mas tem a vida salva. “É quase impossível de acreditar que uma foto salvou a vida dele”, afirma Tina.

filho_foto_3

Mas mais importante do que a foto, foi o conhecimento da tia a respeito da doença para salvar a vida de Taylor. E não são todas as pessoas que sabem isso. Aqui estão alguns exemplos de sinais que podem demonstrar que uma criança sofre de retinoblastoma.

Uma descoloração esbranquiçada de uma das pupilas
.

filho_foto_4

Uma coloração negra de uma das pupilas.

filho_foto_5

A ocorrência de um estrabismo que não existia antes.

filho_foto_6

Inchaço que não seja provocado por uma irritação (também existem vários outros motivos que podem causá-lo).

filho_foto_7

Uma descoloração da íris.

filho_foto_8

Faça também o teste com o seu filho com apenas uma câmara. Para isso, fotografe o rosto da criança num local relativamente escuro a cerca de 4 metros de distância. O flash precisa estar ligado e a redução de olhos vermelhos, desligada. Caso alguma das situações acima apareça em várias fotos, é necessário procurar um médico imediatamente. Apenas ele pode determinar com certeza se existe algum risco.

filho_foto_9

O teste da foto pode ser feito em casa. Só é necessário uma câmara. Poucos pais sabem disso. Partilhe este artigo e ajude a espalhar este conhecimento!


Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.