Enquanto a humanidade está em quarentena, o Planeta Terra está a recuperar-se!

Enquanto a humanidade está em quarentena, o Planeta Terra recupera-se! Com menos veículos em circulação e indústrias paradas, a poluição do ar diminuiu, tornando os ambientes mais saudáveis e melhorando as condições de vida dos animais.

Sem dúvida, uma das tarefas mais difíceis de se cumprir devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, conforme recomendação das autoridades de saúde, é ficar em quarentena, ou seja, evitar sair de casa. A medida, apesar de drástica, é extremamente necessária.

O coronavírus contrai-se pelo contato com outras pessoas e até pelo ar em ambientes fechados. Se vamos a um restaurante, bar ou feira, por exemplo, o risco de contaminação é altíssimo, pois esses são locais onde há aglomeração de pessoas.

E, se nesses locais há uma pessoa contaminada, possivelmente, ela vai transmitir o vírus para grande parte dos presentes. Essas pessoas, por sua vez, ao deixar esse recinto, expõem outros indivíduos ao vírus, seja em casa, no trabalho e até mesmo no transporte público, agravando o surto e elevando o número de pessoas contaminadas. Por isso a recomendação de ficar em casa é tão necessária.

Mas, se por um lado a quarentena torna-se um calvário para os moradores, para a natureza não há nada melhor.

Com os moradores passando mais tempo em casa, há menos veículos a circular, o que, por sua vez, se reflete na diminuição de gases poluentes na atmosfera. São esses gases que deixam o céu das cidades nebuloso e tanto comprometem a nossa respiração e a saúde do planeta. Mas os benefícios desse menor índice de poluição também estão a dar origem a belas e curiosas surpresas nas cidades.

Os canais de Veneza (Itália), por exemplo, estão com as suas águas cristalinas, tornando facilmente perceptível a passagem dos cardumes; os cisnes, com seu porte exuberante, agora também nadam tranquilamente entre um canal e outro.

Até há poucos dias, a água da cidade mais romântica do planeta era turva, na maior parte do tempo, devido à grande circulação de embarcações. Mas, com a quarentena, os barcos foram deixados de lado e o trânsito segue livre para a vida animal.

Em Cagliari, capital da ilha italiana da Sardenha, até mesmo um golfinho foi visto nadando próximo da margem de um porto, onde não há mais barcos a circular.

Veja o vídeo a seguir:

Já em Roma, enquanto as pessoas estão em casa, quem toma as ruas são os javalis, vistos passeando tranquilamente no meio das vias, pelas calçadas e praças. Muito curioso, não acha?

Imagens de satélite também mostram a diminuição da poluição do ar na China, entre os meses de janeiro e março. Na imagem abaixo, a cor laranja representa a diminuição da emissão de gases poluentes onde a quarentena foi intensificada.

Nesta imagem a NASA mostra como a poluição diminuiu drasticamente na China depois do vírus.

Dá que pensar…


Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.