A congestão nasal, mais conhecida como “nariz entupido” é uma condição que afeta praticamente toda a população em certas alturas. Por mais que a congestão não seja frequente, é praticamente impossível não sentir esse sintoma uma ou outra vez na vida.
Para conseguirmos encontrar uma solução para esse problema, precisamos primeiro entender o que ele é. A congestão nasal, portanto, nada mais é do que uma inflamação das mucosas do nariz. Por outro lado, muitos são os fatores que podem desencadear essa condição, como uma gripe, alergia e até mesmo alterações climáticas.
O facto é que independentemente do motivo, o nariz entupido, literalmente pode prejudicar a qualidade de vida de qualquer indivíduo que sofra com ela.
Apesar de existir técnicas rápidas e práticas para conter e até se livrar dessa secreção, é de extrema importância que identifique e solucione o factor da causa.
Por exemplo, em casos de constipações, a congestão surge como um dos primeiros sintomas, e é por isso que combater a infecção viral é mais importante do que combater apenas os seus sintomas.
Já quando se trata de alergias, o mais inteligente a fazer é livrar-se dos fungos, ácaros e poeira que pode existir no ambiente, afinal, de nada adiantará conter a congestão, e continuar a sofrer com os demais sintomas.
Se a razão para a sua secreção nasal são as alterações climáticas, é preciso reforçar as defesas naturais do organismo, através de uma boa alimentação e hábitos saudáveis.
Pois bem, agora que já exploramos o que é a congestão e quais são as suas causas, vamos para o que realmente importa! Sabe como livrar-se desse desconforto?
Bem, por mais que pareça impossível livrar-se da congestão de maneira rápida e prática, saiba que existe uma técnica da medicina tradicional chinesa, que exige apenas alguns minutinhos do seu tempo, e de facto funciona.
Essa técnica chama-se “acupressão” e basicamente consiste em estimular através da massagem alguns pontos famosos da acupuntura.
Para realizar a massagem basta apenas seguir a seguinte regra:
- Massajar cada ponto indicado, gerando pressão sobre eles, usando as pontas dos seus dedos, de modo que se pressione a área e sem seguida solte, para descansar a região.
- O ideal é que este processo seja realizado até 3 vezes ao dia.
Agora confira os pontos de pressão:
- Lóbulo da orelha: Pressione 10 vezes essa região, dando intervalos de 1 segundo de uma pressão a outra.
- Atrás do lóbulo da orelha: Essa região que se localiza na parte inferior, em baixo da cartilagem deve ser pressionada também por 10 vezes consecutivas.
- Em cima do nariz: Localizado entre as sobrancelhas esse ponto deve ser massajado com pressão por 1 minuto.
- Parte inferior das fossas nasais: Posicione a ponta dos dedos sobre a parte inferior das fossas nasais, em seguida empurre gentilmente enquanto faz movimentos circulatórios, repita o procedimento por 10 vezes seguidas.
Partilha com os teus amigos e familiares! É muito útil conhecer estas dicas!