Esta é a doença que mais mata em Portugal! É muito importante que conheças os sintomas!
O cancro de pulmão é uma doença grave caracterizada pela presença de sintomas como tosse, rouquidão, dificuldade em respirar e emagrecimento.
Apesar da gravidade, o cancro de pulmão tem cura quando identificado precocemente, mas o seu tratamento, que pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, pode durar meses ou anos.
O cancro de pulmão é mais comum nos fumadores, sendo essa a causa de quase 90% dos casos. No entanto, também pode surgir em pacientes que estão expostos à fumaça do cigarro constatemente ou a substâncias químicas consideradas cancerígenas, como Arsénio, Carbono ou Chumbo, por exemplo.
Sintomas de cancro de pulmão
Os sintomas iniciais de cancro de pulmão incluem tosse seca e rouquidão, no entanto, outros sintomas de cancro de pulmão podem incluir:
-
Tosse inicialmente seca e posteriormente com sangue;
-
Dificuldade em respirar;
-
Dor nas costas;
-
Emagrecimento sem causa aparente;
-
Dificuldade para engolir;
-
Chiado ao respirar e dor no peito.
Na presença destes sintomas, o indivíduo deve procurar um pneumologista para que ele tome as medidas necessárias. O médico pode solicitar exames como: raio-x, tomografia computadorizada, broncoscopia, cintilografia e biópsia, para diagnosticar a doença.
Tipos de cancro de pulmão
Os tipos de cancro de pulmão são classificados em estágios, de acordo com as regiões afetadas e incluem:
-
Estágio 0: o cancro apenas é encontrado em algumas células do pulmão;
-
Estágio 1: o tumor está presente apenas no pulmão;
-
Estágio 2: o cancro espalha-se para os tecidos e ínguas próximas do tumor;
-
Estágio 3: cancro de pulmão com metástases, que se espalha para as ínguas da traqueia, parede torácica ou diafragma;
-
Estágio 4: cancro de pulmão avançado com surgimento de metástases em outros órgãos, como metástases cerebrais, por exemplo.
Quanto maior for o estágio do cancro de pulmão, mais difícil será atingir a cura.
Tratamento para cancro de pulmão
O tratamento para o cancro de pulmão vai depender da gravidade da situação, cabendo ao médico a decisão por cirurgia, radioterapia ou quimioterapia ou a combinação dos três procedimentos. Geralmente o cancro é tratado em centros de referência como o IPO.
Tempo de vida com cancro de pulmão
O tempo de vida de um indivíduo com cancro de pulmão é de pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença, podendo prolongar-se por mais tempo se a doença tiver sido descoberta numa fase inicial, se o paciente realizar o tratamento necessário, mas também depende do estado de saúde geral do indivíduo.
Causas do cancro de pulmão
As causas de cancro de pulmão estão relacionadas com o fato do indivíduo fumar, sendo, por isso, mais frequente em fumadores, atingindo cerca de 90% dos casos. Contudo, o cancro de pulmão em não fumadores também pode ocorrer devido à exposição prolongada à fumaça do cigarro ou a substâncias químicas consideradas cancerígenas, como Arsénio, Carbono ou Chumbo, por exemplo.
Fonte: Dr.Arthur Frazão