Este comprimido transforma-te num génio! E melhora todas as tuas tarefas! É incrível!

Imagina um comprimido capaz de te fazer melhorar em todas as tuas tarefas no trabalho, e com poucas ou quase nenhumas contra indicações.

Tomavas? Bem, este comprimido existe e chama-se modafinil que normalmente é usado para tratar distúrbios do sono, os investigadores da Universidade de Oxford e Harvard Medical School, perceberam agora que é também um estimulador cognitivo. Ou seja, explicam, “essencialmente este medicamento pode ajudar pessoas normais a pensarem melhor”.

modafinil-image

O estudo, feito em ambiente controlado e com a toma de uma única dose, permitiu que os cientistas afirmassem que a capacidade de tomar decisões, bem como o planeamento do trabalho, melhoraram depois dos indivíduos que se sujeitaram aos testes terem tomado o medicamento.

Em alguns casos, verificaram também ganhos na flexibilidade de pensamento, combinando informações diversas ou ao lidar com novidades. Por outro lado, não existiu qualquer mudança no que diz respeito à criatividade. Até aqui parece tudo bem, no entanto os investigadores não têm absoluta certeza de como funciona o modafinil.

Sabe-se que uma das reações, como estimulante é a libertação de histamina, que produz uma sensação de vigília.

Lembram, por exemplo, as pessoas com alergias, que estão familiarizadas com a histamina, porque muitas drogas para as alergias são anti-histamínicos.

Nestes casos, usam um outro medicamento, o Benadryl amortece histamina e coloca a pessoa a dormir. Ora o modafinil faz o contrário, aumenta a histamina e acorda o paciente. Mas, modafinil também funciona noutros sistemas de neurotransmissores no cérebro, e o efeito resultante é uma das que permite aos usuários executar tarefas cognitivas complexas de forma mais eficaz.

E agora surgem os alertas, porque ainda se trata de um estudo. Este tipo de medicamentos pode ter consequências negativas para a saúde, especialmente se tomado em grandes doses. O número de hospitalizações de urgência, associados ao uso destes estimulantes sem conselho médico, entre os jovens adultos triplicou entre 2005 e 2011, de acordo com o abuso de substâncias e Mental Administração de Serviços de Saúde.

Algumas pesquisas têm mostrado que o uso a longo prazo de modafinil pode afetar os padrões de sono. Em casos raros, e em doses elevadas, estimulantes como Adderall foram mostrados para induzir psicose.

Fonte: dinheirovivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.