Os nossos pés apresentam zonas de projecção de muitos órgãos que, quando massajados, melhoram o nosso bem estar.
Hoje mostramos os pontos mais importantes e como massajá-los para te sentires muito melhor.
- É recomendável massajar os pés por completo, e não apenas alguns pontos. Para começar, esquente-os: caminha descalço, fica na ponta dos pés várias vezes ou mergulha-os em água quente.
- Esfrega todo o pé com movimentos leves e, depois, começa a apertar cada ponto de 3 a 7 segundos, começando nos dedos e acabando no calcanhar. Além disso, usa técnicas de alongamento (nos dedos), pequenos puxões, beliscões e apertos.
- Durante o processo vais descobrir alguns pontos de dor. Isso significa que os órgãos correspondentes a essas regiões não estão bem. Deves massajar esses pontos com mais cuidado.
- A técnica de massajar as áreas doridas é apertar (com o polegar) pausadamente. Todo o procedimento não deve durar mais de 1 minuto. O resultado de uma massagem bem realizada é a eliminação da dor.
- Existem algumas contra-indicações na hora de massajar os pés: febre alta, alteração da coagulação do sangue, exacerbação de doenças crónicas, lesões ou arranhões profundos nos pés.
Os pés dividem-se em 5 principais zonas. Cada uma dessas áreas corresponde a certas partes do corpo e dos órgãos nelas localizadas.
A localização e o significado dos pontos activos são idênticos nos dois pés. As projecções dos órgãos que são duplos (por exemplo, os olhos), se encontram nos respectivos pés direito e esquerdo.
Os significados dos pontos nos pés direito e esquerdo são diferentes. A zona de projecção do coração no pé esquerdo, por exemplo, deve ser massajada em caso de preocupação ou forte stress.
Os significados dos pontos nos pés direito e esquerdo são diferentes.
O significado e a localização dos pontos nesta parte dos pés são iguais para os pés direito e esquerdo.
Os pontos da última zona também têm a localização e o significado idênticos tanto para o pé direito como para o pé esquerdo.