Estes sinais indicam que precisas de beber mais água! É importante que estejas atento!
Não é nenhuma novidade de que todo o ser vivo precisa de água, mas precisamos admitir que nem sempre nos lembramos disso.
A quantidade recomendada de água varia de acordo com o sexo, as actividades físicas que a pessoa pratica e também a idade.
Mas, o corpo dá sinais claros de que o tanto de água que está sendo consumido diariamente não está sendo o suficiente para o funcionamento e manutenção do organismo.
Pele seca
A pele é o maior órgão do nosso corpo e precisa de hidratação. A falta de suor pode ser extremamente prejudicial para a saúde, pois torna o corpo incapaz de eliminar o excesso de sujidade e óleo acumulado ao longo do dia. Se quer evitar esse problema, é melhor tomar mais água!
Está sempre com sede
Isso é um grande indicador de que há algo errado em seu corpo. Além da desidratação, algumas doenças também causam a sede excessiva. Então, quando sentir esse sintoma, é melhor ficar atento, caprichar na hidratação e caso os sintomas persistam, é melhor procurar um médico.
Olhos secos
A falta de água não afecta somente a boca e a garganta, como também os olhos. Isso causa falta de água nos canais lacrimais, causando ardência e vermelhidão nos olhos, além de outros problemas mais graves.
Boca e lábios secos
Parece óbvio – e é – mas muita vezes negligenciamos. Frequentemente, quando sentimos a desagradável sensação de boca seca, recorremos aos sumos, refrigerantes e outras bebidas doces. Elas são apenas uma solução temporária e não é tão eficaz quanto parece.
Dor nas articulações
Sim, falta de água também causa dor nas articulações e pode causar bastante desconforto. As junções e os discos de cartilagem são compostos por 80% de água, e são necessárias para os ossos não se esfregarem uns contra os outros a cada passo. Ao manter o equilíbrio de água nas articulações, o corpo pode absorver o choque produzido por movimentos bruscos em quedas ou corridas.
Redução da massa muscular
Os músculos também são compostos por uma grande quantidade de água. Então quando tens menos água no corpo, tens menos massa muscular. Beba água antes, durante e após os treinos e actividade física. Tal hábito não só é necessário para se sentir bem, mas também é muito importante para reduzir a probabilidade de inflamação e dor associada com os exercícios posteriormente.
Ficas doente por mais tempo
Beber água ajuda o teu organismo a se livrar de doenças com muito mais facilidade. O teu organismo trabalha perfeitamente quando há a filtragem, mas sem a água esse mecanismo não pode funcionar correctamente. Quando sofremos desidratação, diferentes órgãos começam a ‘sugar’ a água do sangue, e isso pode causar o surgimento de uma longa lista de problemas e torna bem mais difícil se livrar deles.
Sentir cansaço e sonolência também pode ser falta de água
Quando há desidratação, o teu corpo rouba água do sangue e isso causa falta de oxigénio em todos os órgãos. Como resultado, essa falta causa sonolência e cansaço. Se te sentes assim e não encontras uma explicação para isso – preguiça não vale – é melhor rever a quantidade de água que andas tomando por dia.
Fome, muita fome
Quando estás desidratado, o teu corpo pode pensar que precisa de mais comida. Isso acontece durante o dia e também a noite, quando acordas e sentes aquela necessidade louca de assaltar o frigorífico.
Problemas digestivos podem ser causados por desidratação
Já falamos sobre o quão importante é a hidratação da mucosa oral, e como ela está ligada ao sistema digestivo. Sem a quantidade necessária de água, a densidade do revestimento estomacal diminui, o que permite que o ácido do estômago danifique os seus órgãos internos, levando ao que é comummente chamado de azia e indigestão.
Envelhecimento precoce
A capacidade do nosso organismo de reter água diminui naturalmente à medida que envelhecemos. Isso significa que, conforme a idade passa, precisamos aumentar a ingestão de água. Caso isso não seja feito, podemos sentir os efeitos na pele e também nas doenças que passamos a ter.