Gostavas de ficar milionário? Então só precisas de resolver algum destes problemas!

Com o colossal avanço da tecnologia nas últimas décadas, é surreal imaginar que ainda existem problemas matemáticos sem solução. E para tentar solucionar esses problemas de uma vez por todas, o Instituto Clay de Matemática, nos EUA, está a oferecer 1 milhão de dólares para cada génio que resolver um dos 6 Problemas do Milénio.

executivo-mergulhado-em-cedulas-de-dolar-original

Até ao momento, apenas o matemático russo Grigori Perelman conseguiu obter a solução para um dos prémios em 2003, mas surpreendentemente, ele rejeitou o prémio em dinheiro. Ele resolveu a Conjectura de Poincaré, o que valeu a medalha Fields, conhecida como o Nobel da Matemática.

Os Problemas do Prémio Millennium foram lançados em 2000, e consistem dos maiores problemas matemáticos não-solucionados. O objetivo do Instituto é mostrar às pessoas que a matemática ainda é um campo aberto, apesar de tantos avanços.

Se és um génio e gostas muito de matemática, podes te arriscar a resolver um dos outros seis problemas sem solução, e ficar milionário.

Um deles é a hipótese de Riemann, envolvendo uma questão sem solução sobre números primos e descoberta em 1859 por Bernhard Riemann.

O “P versus NP” é um problema relacionado à ciência da computação. Um problema NP é aquele com uma resposta fácil de verificar, e um problema P é um cuja resposta é fácil de encontrar. Pode parecer simples, mas todo o problema gira em torno de saber se existe ou não um problema que é fácil para um computador verificar, mas muito difícil para ele resolver.

Os outros problemas milionários são  a conjectura de Hodge, que envolve geometria algébrica; a existência de Yang-Mills e a falha na massa, que está ligado à teoria quântica de campos; a existência e suavidade de Navier-Stokes, envolvendo mecânica de fluidos e a conjectura de Birch e Swinnerton-Dyer, que foi demonstrada em 1965 e ainda não tem solução.

Podes ver os problemas que te podem deixar milionário aqui – Wikipedia


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.