Há moedas de 1 cêntimo que valem alguns milhares de euros! Tens alguma? Vai já verificar!

Moedas com certos erros de cunhagem ou de gravação podem ser de grande valor para os coleccionadores e especialistas em numismática.

Moedas de cêntimo com erros de gravação podem, afinal, valer muito mais do que se pensava quando foram cunhadas. A questão é que há entusiastas de numismática que as querem comprar e, em 2013, uma moeda ‘defeituosa’ chegou a valer 6,600 euros. Mas afinal o erro não foi acidental.

O caso aconteceu em Itália, onde a Casa da Moeda emitiu uma série de moedas de um cêntimo com um diâmetro igual às moedas de dois cêntimos. As moedas tinham de um lado o símbolo normal que indica o valor e do outro o Mole Antonelliana, em Turim, em vez de retratar, como habitualmente, o Castel del Monte.

Dado o valor histórico e artístico que é atribuído a este género de moeda por colecionadores e especialistas em numismática, a empresa numismática de Turim, Bolaffi, levou seis exemplares das moedas a leilão. O valor inicial de licitação era 2,500 euros, mas uma delas foi arrematada por 6,600 euros.

No entanto, o caso foi investigado pelo Ministério Público italiano que acabou por descobrir que um dos trabalhadores da Casa da Moeda tinha, propositadamente, colocado os kits das moedas de um cêntimo nas bases das moedas de dois cêntimos. A ideia era exatamente lucrar com a cotação das moedas no mercado numismático.

Apesar de parte das moedas terem sido retiradas de circulação, existem ainda algumas por aí. Não se sabe é exatamente quantas. Com a circulação das moedas de euro, é até possível que alguma tenha chegado a Portugal.

Fonte: Jornal Economico

Segue a nossa página de facebook:




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *