Hábito que tu tens diariamente pode provocar cegueira! Está comprovado!
Duas mulheres, de 22 e 44 anos respectivamente, deixaram os médicos intrigados quando relataram episódios recorrentes de cegueira com duração de até 15 minutos.
Após muitos exames de ressonância magnética, cardíacos e outros exames médicos não conseguiram chegar a uma conclusão e perceber o porquê de tal episódios.
Começaram então a avaliar e investigar a história das pacientes em questão e o que acabaram por descobrir é muito assustador!
Os médicos foram capazes de vincular a cegueira temporária das pacientes ao uso do telefone antes de dormir.
Uma das mulheres recusou-se a parar de usar o seu telefone antes de dormir, mesmo após saber da análise dos médicos.
Um artigo no Novo Jornal de Medicina Inglesa publicou sobre o uso do telefone à noite, e as suas consequências – que pode levar a cegueira.
Ambas as mulheres verificavam os seus telefones enquanto estavam deitadas de lado – como muitas pessoas fazem. Esta posição leva a um olho focar na tela enquanto o outro fica total ou parcialmente bloqueado pelo travesseiro.
Assim, um olho se adapta à luz do telefone, enquanto o outro se ajusta ao escuro. Com isso o cérebro fica confuso e pergunta-se por que um olho esta no modo “dia”, enquanto o outro esta no modo noite.
Essa pode ser a causa para cegueira temporária – e, eventualmente, danos permanentes nos olhos.
Surpreso? Não tanto!
A luz azul emitida pelos telefones é muito mais prejudicial do que muitas pessoas imaginam.
Esta exposição é um fenómeno relativamente novo. E só nos últimos 20 anos ou mais que essas telas se tornaram populares em casa.
Originalmente, muitas pessoas – até mesmo os oculistas – não vêem muito problema em relação a isso.
Mas agora a gravidade dos danos causados pela exposição da luz azul à noite está se tornando alarmante, em casos de deterioração olho.
Um oftalmologista diz que alguns dos seus pacientes, com 35 anos de idade usam óculos de grau devido à exposição de luz azul durante a noite, e que essas lentes se assemelham às de pessoas com 75 anos.
Para piorar a situação, o dano potencial vai muito além dos olhos. Especialistas em saúde na Harvard confirmaram a ligação entre a luz azul e vários tipos de cancro, diabetes, doenças cardíacas e obesidade.
Isso é um preço alto a pagar, não acha?
Não está claro exactamente por que a luz azul tem tais efeitos sobre a saúde, mas os médicos estão aprendendo mais e mais a cada dia.