Nem tudo o que nos rodeia é tão simples quanto parece, algumas coisas são muito prejudiciais e até mesmo perigosas, mas não nos apercebemos disso.
Hoje, trazemos uma lista de 8 coisas que pouco a pouco prejudicam a nossa saúde.
1. Sentar-se com as pernas cruzadas
Em 1999 uma empresa de produtos alimentares foi a primeira a falar nisto. Eles até lançaram uma maciça campanha nos Estados Unidos sobre cruzar as pernas. “The Great Cross-Out” (“a grande travessia”). Muitas investigações comprovam que o hábito de cruzar as pernas (numa cadeira ou no chão) faz com que a pressão sanguínea aumente, dando origem a varizes e a nervos danificados.
2. Alimentar pombos
Pode parecer algo completamente inofensivo, mas, infelizmente, é perigoso. A probabilidade de uma ave urbana o contagiar com alguma doença é superior a 50%.
3. Usar óculos de sol de má qualidade
O desejo de tornar a produção mais barata faz com que os fabricantes utilizem plástico barato e de má qualidade, o qual não nos protege devidamente dos raios ultravioleta: pelo contrário, com o sol intenso este tipo de plástico pode provocar queimaduras na retina. Porque com as lentes escuras, as pupilas dilatam, e assim, os olhos recebem ainda uma maior quantidade de raios ultravioleta, o que torna ainda mais prejudicial do que não usar óculos de sol em primeiro lugar.
4. Beber demasiada água
Nem sempre beber muita água é bom. Claro que, beber pouca água também é mau. Os cientistas insistem que cada organismo tem necessidades diferentes de água. Se a pessoa for muito ativa ou fizer muito exercício, tem de beber mais, mas se tiver doenças renais ou cardíacas, o melhor é beber menos. De qualquer das maneiras, o melhor indicador para saber se precisa de beber mais água ou não, é a sede.
5. Usar aquecedores de borracha para aliviar a dor
Aplicar algo frio ou quente é uma das maneiras mais utilizadas pelas pessoas para aliviar a dor. Mas há um certo número de doenças que não se recomenda usar aquecedores de borracha. Não se deve aquecer a área com dor em caso de hemorragia, inflamação aguda do abdómen.
6. Preparar pipocas no microondas
Não se trata da maneira como são preparadas, mas sim dos componentes químicos das pipocas.
7. Usar calçado aberto na cidade
Claro que, no verão, apetece-nos andar o mais “à fresca” possível, e o calçado não é excepção. Qual é o risco que corremos? Com um sapato aberto há um grande risco de se cortar, e qualquer pequena lesão, picada de inseto ou uma bolha, em condições urbanas facilmente ficam infectadas.
8. Não cuidar da postura
Manter uma boa postura sentado no trabalho ou na escola é fundamental para evitar dores nas costas e no pescoço, além de prevenir problemas na coluna. Vê 8 dicas essenciais para ter uma boa postura sentado:
- Senta-te em cima dos ossinhos localizados no meio de cada lado das nádegas;
- Escolhe uma cadeira que tenha um encosto que favoreça o apoio das curvaturas naturais da coluna;
- A altura da cadeira deve deixar o tronco e a coxa com um ângulo de 90º e os joelhos discretamente abaixo da anca, com um ângulo de pelo menos 90º;
- Os pés devem estar apoiados no chão ou sobre um apoio para os pés;
- A coluna deve estar ereta, com a coluna lombar (região inferior das costas) apoiada no encosto da cadeira;
- A tela do computador deve estar na altura dos olhos, de maneira que a que a cabeça fique numa posição neutra e o olhar esteja no horizonte;
- O teclado e o rato do computador devem estar próximos e no mesmo nível um do outro, numa altura que permita que os punhos, as mãos e o antebraço estejam em linha reta (posição neutra);
- Ombros e braços devem estar relaxados, de preferência com os cotovelos apoiados sobre o descanso de braços da cadeira.