As imagens da destruição do mau tempo sentido nas últimas horas!

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou, este domingo, centenas de ocorrências devido à chuva e ventos fortes, sendo os distritos do Porto e Viseu os mais afetados.

O mau tempo e as chuvas intensas causaram a inundação do parque de estacionamento do centro comercial Maia Jardim, na Maia (Porto), que acabou por ser evacuado e encerrado, disse à Lusa o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) do Porto.

O primeiro alerta foi dado pelas 07:05, hora a que a equipa de segurança do local ainda tentou, em vão, extrair a água do parque de estacionamento do piso -1 com motobombas.

Alguns funcionários tiveram de ser retirados daquele centro comercial na Maia, após o que os agentes de segurança optaram por fechar o estabelecimento. Também de acordo com o CDOS do Porto, o mau tempo levou ao desabamento de duas das faixas de rodagem numa rotunda junto àquele espaço comercial.

No local estavam pelas 14:00 os bombeiros de Moreira da Maia e uma equipa da proteção civil municipal. A Lusa tentou ouvir a autarquia, mas tal não foi possível até ao momento.

O distrito do Porto é um dos dez que está com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

A Autoridade Nacional a Proteção Civil (ANPC) registou, entre as 00:00 e as 12:30 de hoje, 352 ocorrências devido à chuva e vento fortes, sobretudo na zona litoral norte e em particular no distrito do Porto, a maioria relacionada com cheias e inundações.

Segundo o adjunto de operações nacional da ANPC Marco Martins a situação meteorológica vai agravar-se nas próximas horas, principalmente ao final do dia, nos distritos a norte do Cabo Carvoeiro, nos quais “podem ocorrer fenómenos extremos” devido à chuva e ventos fortes.

Vê a seguir algumas imagens de destruição deixadas pelo mau tempo nas últimas horas:

Fonte do texto: cmjornal.xl.pt
Fonte das imagens: jn.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.