O infarmed alerta todas as pessoas que compraram aspirinas nos últimos meses, que verifiquem urgentemente se o lote coincide com este que teve problemas.
Os problemas ocorreram na selagem das saquetas e ditaram a decisão da autoridade do medicamento: Se tens aspirinas deste lote não as tomes.
A Autoridade Nacional do Medicamento fez anunciar a retirada do mercado de dois lotes do medicamento Aspirina 500 mg Granulado.
No ‘site’ do Infarmed, é possivel perceber que a empresa Bayer Portugal irá proceder à recolha voluntária dos dois lotes (BTT1B5L e BTT16P0), com datas de validade até 31 de janeiro de 2018 e 28 de fevereiro de 2017.
O Infarmed recomenda aos doentes que estejam a utilizar os medicamentos pertencentes a estes lotes que não os tomem, devendo adquirir outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo.
Determina igualmente que as entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.