Investigadores afirmam ter descoberto um tratamento que põe fim aos cabelos brancos!

RichardGere_wallpaper

Todos nós sabemos que a ciência está sempre a evoluir, e é neste sentido que alguns investigadores da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha, e da Universidade de Greifswald, na Alemanha afirmam ter descoberto um tratamento que põe fim aos cabelos brancos. Eles chegaram ao tratamento após descobrir, em 2009, a causa do aparecimento dos cabelos brancos – um processo de envelhecimento conhecido como «stresse oxidativo».

Conforme envelhecemos, o nosso cabelo acumula peróxido de hidrogénio (que em solução aquosa é conhecido comercialmente como água oxigenada), um descolorante que tira a cor natural do cabelo. O estudo foi publicado na última edição da publicação especializada Faseb, publicada pela Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (Faseb) e também divulgada pela Nature World News onde dizem ter descoberto a “raíz” do problema, pondo um ponto final às colorações para esconder os cabelos brancos.
Segundo a equipa, e como já referimos os cabelos grisalhos aparecem por acumulação de peróxido de hidrogénio no folículo capilar, o que causa o branqueamento de dentro para fora dos fios de cabelo. Para contrariar esta sequência os pesquisadores desenvolveram um método para atingir esta acumulação de hidrogénio: trata-se de um composto de raios ultravioleta B activado com luz solar.

A descoberta é interessante não somente pela possibilidade de reverter o processo de embranquecimento dos cabelos, mas também pelo efeito nos pacientes com vitiligo. A equipa de pesquisadores testou o tratamento num grupo de pacientes com vitiligo, uma doença que provoca a descoloração da pele. O problema é caracterizado pelo surgimento de manchas esbranquiçadas por causa da falta da melanina, o pigmento natural da pele. Os cientistas descobriram que a droga, chamada pseudocatalase modificada, é capaz de repigmentar a pele e os cílios de pacientes com vitiligo.
Uma noticia muito boa para uns pois pode revolucionar a vida de muita gente, e melhorar a sua condição de vida e muito má para outros como por exemplo a industria de cosméticos assim como os fabricantes de tintas e os cabeleireiros. Agora só resta esperar e ver no que isto vai dar!


Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.