Já conheces o pineberry? Um morango com sabor a abacaxi! Uma verdadeira delícia!

O pineberry, também conhecido como “morango branco”, é uma fruta exótica muito curiosa que poucas pessoas conhecem. Ela foi resgatada por um grupo de agricultores holandeses quando estava prestes a ser extinta.

Ainda que no ano de 2003 essa estranha variedade de morango quase tenha desaparecido, foi a ação oportuna dos agricultores que conseguiu prolongar a sua existência até os dias de hoje, quando a fruta já está fora de perigo.

Existem muitas frutas exóticas no mundo que podemos chamar de “exclusivas”, já que costumam ser difíceis de cultivar e só existem uma ou duas vezes por ano. Este é o caso do pineberry, que em muitos lugares do mundo não é conhecido por ser tão escasso, e pelo fato de ainda estar em pleno processo de recuperação.

Um pouco de história…

pineberry_2

O morango branco tem um sabor muito similar ao do abacaxi, mas na realidade é uma variedade de morango.

Historicamente diz-se que são originários do Chile, mas no ano de 1700 foram levados para a França, de onde se estenderam a outras partes do mundo. Esta pequena fruta é o cruzamento de duas espécies de morango (Fragaria virginiana e Fragaria chiloensis), ambas de origem americana. Este híbrido, que surgiu de maneira acidental, recebeu o nome científico de Fragaria x ananassa para indicar sua origem híbrida e seu distinto aroma de abacaxi tropical (ananassa).

Ainda que na antiguidade fossem comercializadas na América Central e na América do Sul, onde era possível cultivar com mais facilidade, a falta de interesse por parte dos agricultores quanto ao seu plantio e cuidado fez com que a espécie fosse desaparecendo até chegar quase à extinção.

A fruta só não desapareceu porque em 2003 alguns agricultores holandeses decidiram empenhar-se em cultivá-la para salvar a espécie e a introduziram de novo na França com fins comerciais.

Características do pineberry

pineberry_3

  • A fruta se caracteriza por ter um forte aroma e sabor de abacaxi tropical, especialmente quando alcança o seu maior grau de amadurecimento.

  • Diferente dos morangos comuns, esta variedade é de cor branca com aquénios vermelhos e folhas verdes.

  • A sua planta é muito resistente a doenças, mas o seu cultivo não é rentável em termos económicos, já que têm tamanhos pequenos e de baixo rendimento no que se refere à quantidade de frutos por planta.

  • Estima-se que seus teores nutricionais são tão benéficos como os de um morango comum, mas o fato ainda não foi investigado o suficiente.

Recuperação da espécie

pineberry_4

Até o ano de 2003 os morangos brancos estavam quase extintos e poucos no mundo sabiam da sua existência devido ao pouco interesse que lhes deram durante anos.

Na atualidade o fruto continua a ser muito escasso, por isso em muitos países a sua existência é completamente desconhecida. Dado às dificuldades que existem para a sua produção, quem tem acesso a ela precisa pagar muito por pouca quantidade.

Espera-se que nos próximos anos ele volte a ser cultivado em vários países com a finalidade de torná-los uma fruta mais acessível para o consumo popular.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.