Não, não é nenhuma brincadeira e essas crianças não são adoptadas. Parece difícil de acreditar, mas a brasileira Rosamere Fernanda de Andrade e o seu ex-marido João tiveram uma primeira filha albina, mas a cor de sua pele deixou aquela dúvida atrás da orelha.
E não foi só ela. Outros dois também nasceram diferentes da mãe. Quando o primeiro deles veio ao mundo, a mãe tinha certeza de que aquilo devia ser um engano. A menina Ruth tinha nascido loira, de olhos e pele clara. Mas como se tanto ela como o pai são negros?
Bem, na realidade, os dois carregam o gene do albinismo. E, depois disso, a mãe teve não só um, mas mais dois com a condição. Além de outros dois negros.
“Quando eu estou com os meus filhos, recebo olhares esquisitos, porque somos muito diferentes. Uma vez estava no shopping com a Ruth e a Estefani e um segurança perguntou quem era a mãe delas. Antes, isso me deixava nervosa, mas agora já entendi que as pessoas precisam de mais educação sobre o que é o albinismo”, dise Rosamere.
O que a preocupa apenas é em como isso irá afectá-los daqui para frente. Por conta da falta de pigmento na pele, olhos e cabelo, as crianças acabam ganhando uma grande sensibilidade ao sol. Sendo assim, são obrigados a usar protector solar factor 100, além de ter que repassá-lo de 2 em 2 horas. Sem falar que só podem brincar fora de casa à noite.
“Eu estou aterrorizada de eles desenvolverem cancro de pele, porque eles não têm proteção natural contra o sol. Eu preciso monitorizá-los constantemente para ter certeza de que não se estão a queimar e me preocupar com os danos que já os atingiram”, explica a mãe.
Sem falar que, no começo, e ainda hoje, é infelizmente muito comum comentários maldosos sobre ela e as crianças. “Os vizinhos começaram a fazer comentários sobre a Ruth, perguntando se ela era doente. Eles até sugeriram que o João não era o pai e que eu tinha estado com outro. Aquilo me deixou nervosa”, conta.
Infelizmente, o preconceito prevalece quando alguém se mostra diferente do outro, não é mesmo? Agora, o que Rosenide espera é que, caso tenha filhos com o seu actual parceiro Robenilson, eles não nasçam albinos para evitar diversos tipos de problema.