O corpo humano é um mecanismo complicado, mas muito inteligente. Constantemente ele nos avisa dos problemas internos que podem estar acontecendo. Muitas vezes, não damos importância, o que pode ser muito perigoso. Vê alguns sinais aos que sempre deveríamos estar atentos.
Olheiras
Os círculos escuros de baixo dos olhos podem aparecer por falta de sono — médicos recomendam dormir de sete a oito horas por noite. Não obstante, as olheiras também podem indicar que existe outro problema, por exemplo anemia, quando, no organismo, se produzem poucos eritrócitos (glóbulos vermelhos), escurecendo a pele embaixo dos olhos.
Mudança na cor dos dedos
Se perceberes que os teus dedos mudam de cor com alguma frequência, pode se tratar de um fenómeno chamado Raynaud: estado em que as temperaturas frias provocam espasmos dos vasos sanguíneos, o que provoca uma mudança na cor da pele dos dedos das mãos.
Visão embaçada
Se perceberes que os teus olhos estão cansados, ou que não consegues definir muito bem pessoas ou sinais de uma distância normal, talvez estejas desenvolvendo miopia ou astigmatismo. Procura um oftalmologista.
Imagens quase transparentes flutuando diante dos olhos
Podem ter diferentes formas: pontos, linhas, etc. Aparecem de repente, principalmente com uma luz branca e forte. Se isso se repetir por mais de uma semana, procure um oftalmologista. Talvez você esteja com algum problema na vista.
’Ruídos’ no estômago
Ruídos no estômago estão relacionados com o funcionamento do intestino. Se acontece poucas vezes, não tem problema. Se acontece com muita frequência e causa dores, procura um médico especialista.
Descamação da pele
A descamação da pele é um sinal de que faltam vitaminas no corpo. Uma alimentação saudável pode fazer com que ela volte ao normal.
Perda parcial do olfato
É normal que isso aconteça à medida que vamos envelhecendo. Mas se isso acontece com uma pessoa jovem, o ideal é procurar um médico.
Espasmos numa pálpebra
Os espasmos podem indicar que os teus olhos estão muito cansados. Para ajudar, faz uma compressa fria usando um pouco de algodão. Se não melhorar, procura um neurologista.
Zumbidos nos ouvidos
Muitas pessoas não dão importância e acham que um zumbido não representa uma ameaça para a saúde. Não obstante, quando frequente é muito provável que se trate de uma patologia. Em geral, ela está relacionada ao trabalho, especialmente para as funções em que há muita exposição a ruídos.
1 ping