Nunca irias imaginar que isto fosse contagioso! Quem diria…

Há coisas que podem ser contagiosas e nós nem imaginamos! Nunca me passou pela cabeça que isto pudesse ser uma delas!

Coisas más todos nós pensamos ser contagiosas sim, como pensamentos negativos e energias ruins. Como aquela situação de sentir energia negativa numa pessoa e pensar que essa energia possa contagiar-te.

Existem algumas pesquisas feitas por universidades conceituadas que conseguiram provar cientificamente que algumas coisas como pensamentos negativos podem sim ser contagiosos. Pensando nisso, nós separamos algumas coisas que nunca imaginaras que fossem contagiosas.

contagioso

  • Stresse

Numa pesquisa da Social Cognitive & Affective Neuroscience descobriu que o stresse pode ser espalhado rapidamente entre as pessoas. Na pesquisa feita, as pessoas ficaram mais alerta quando eram expostos ao odor indetectável do suor de uma pessoa stressada. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas stressadas, mas quando não tiver outra opção, tente se manter calmo diante delas.

  • Medo

Sabia que o medo pode se espalhar rapidamente para uma multidão sem motivo aparente? Alguns pesquisadores afirmam que isso ocorre provavelmente devido a uma necessidade humana de alerta a outros perigos iminentes. Assim como o stresse, as vezes o cheiro do suor de uma pessoa com medo pode fazer com que também ficamos com medo. Isso pode fazer com que nós ficamos alerta a um perigo, afirma uma professora de engenharia biomédica.

  • Comichão

Um estudo de 2012 da revista Proceedings, da Acadêmia Nacional de Ciências dos EUA, revela que ver uma pessoa com muita comichão ativa as mesmas áreas do cérebro envolvidas na percepção física de comichão, provavelmente por causa de nossas tendências empáticas.

  • Pensamentos negativos

Assim como o humor e emoções, os vícios de pensamento também podem ser contagiantes. Os pensamentos negativos ou a tendência de ver as coisas de uma maneira ruim pode contaminar as pessoas ao seu redor. Um estudo feito com pessoas que eram colegas de quarto de uma universidade constatou que os novos estudantes costumam assimilar o comportamento de seus companheiros de quarto, tanto o negativo quando o positivo.

  • Felicidade

Assim como os pensamentos negativos podem ser contagiosos, a felicidade também pode se espalhar para as pessoas ao seu redor, isso de acordo com um estudo feito em Harvard e na Universidade da Califórnia com mais de 5.000 pessoas. Quando se sente muito feliz, os amigos ao seu redor podem ter 25% mais de porbabilidade de também se sentirem felizes. Diferente do stresse e do medo, a felicidade não precisa estar em contato com o cheiro de uma pessoa, basta olhar para ela, nem que seja pela televisão.

  • Nojo

Feromónios são sinais químicos que as pessoas dão sem saber, mas que podem também comunicar o nojo ou desgosto de alguma coisa, de acordo com o mesmo estudo que examinou o medo. Os participantes eram propensos a fazer expressões negativas quando estavam expostos ao cheiro corporal de uma pessoa que estava sentindo nojo. Os pesquisadores afirmam que isso pode sim ser resultado a exposição do cheio corporal das pessoas que estão com nojo.

  • Solidão

As redes sociais podem ser uma forma de se conectar com outras pessoas, mas isso também pode fazer com que se sinta mais solitário, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology. “A solidão tende a aumentar porque as pessoas estão tentando associar ou socializar com outras pessoas solitárias, mas todos eles na verdade precisam de um contato social direto”, diz David Solly, professor de psicologia na University of the Rockeis. A solução disso é deixar as redes sociais de lado e chamar um amigo para tomar um café.

  • Comer muito

Vários estudos mostram que comer com pessoas que comem em excesso faz com que você provavelmente também irá comer mais, levando as pessoas a terem problemas com o peso. A Universidade da Califórnia fez um estudo com 12.000 pessoas e descobriu que se uma pessoa se torna obesa, as pessoas próximas a ela estão 57% mais propensos a engordar. Além disso, fazer a opção de comer bem também pode ser contagiosa, hábitos saudáveis podem sim influenciar as pessoas ao nosso redor.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.