Os 10 lugares abandonados mais espectaculares de Portugal

Portugal é um país magnifico cheio de beleza, mas também cheio de mistérios e de lugares fantasticamente belos que com o passar dos anos acabaram por cair no esquecimento e abandono. Aqui ficam destacados 10 edifícios emblemáticos e maravilhosos que graças à fantasia que os envolve, fascinam aqueles que os vêem, mas com certeza haverão muitos mais por divulgar e partilhar.

1. Castelo da Dona Chica – Braga

Começou a ser construído há cerca de 99 anos, por ordem de Francisca Peixoto de Sousa, as obras desta mansão levaram várias décadas até que ficasse finalizada. E até ficar abandonado, foram inúmeros os proprietários deste maravilhoso castelo.

01

2. Casa do Professor ou Quinta do Parreira – Oliveira de Azeméis

Uma casa lindíssima e maravilhosa, com detalhes fantásticos de arquitectura. Esta casa que teve vários proprietários ao longo dos anos. Os nomes pela qual é conhecida deve-se a dois dos seus proprietários.
09

3. Sanatório do Caramulo – Tondela

Situado no Caramulo, este é um dos 19 Sanatórios da vila. Como estância Sanatorial, o Sanatório do Caramulo, como estância Sanatorial, foi criado em 1921 (a única vila portuguesa criada de raiz) e foi a primeira vila a dispor de electricidade e saneamento básico. Esta “Vila sanatorial”, criada pelo médico Jerónimo de Lacerda, nasceu com a finalidade de tratar doentes com tuberculose.

08

4. Palácio de Midões – Tábua

Este maravilhoso palácio ocupa a parte central da freguesia de Midões no concelho da Tábua. A data de construção do palácio é desconhecida.
O lindo Palácio de Midões encontra-se hoje num estado avançado de degradação.

07

5. Hotel Monte Palace – São Miguel, Açores

Este “hotel” fica situado nas Sete Cidades, em S. Miguel. Foi o primeiro hotel de 5 estrelas da ilha mas apesar da sua beleza e grandiosidade, teve pouco tempo aberto. Abriu as suas portas em 1989 e fechou dois anos depois.

05

6. Palacete Rosa Pena – Espinho

A maravilhosa grandiosidade deste edifício não deixa ninguém indiferente. Ocupa um quarteirão inteiro da cidade de Espinho e infelizmente encontra-se estado de degradação muito elevado.

O maravilhoso palacete Rosa Pena data de 1930 e aparentemente foi projectado pelo Eng. José Alves Pereira da Silva, casado com Rosa Pena da Silva. Apesar destes não serem os verdadeiros donos do palacete, o edifício acabou por ser conhecido por Rosa Pena quando o seu nome verdadeiro é apenas Palacete dos Pena.

06

7. Palácio do Rei do lixo ou Torre do Inferno – Coina

Esta torre estranha encontra-se situada na freguesia de Coina e é um marco da região. Foi mandada construir por Manuel Martins Gomes Júnior , conhecido como Rei do lixo, de forma a mostrar a sua grandiosidade na altura. Há quem diga que ele construiu o palácio para que conseguisse avistar a propriedade que possuía em Alcácer do Sal.

04

8. Convento de S. Francisco do Monte – Viana do Castelo

Este convento situa-se na freguesia de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo. Foi um dos três primeiros conventos da Ordem dos Frades Menores a ser construído.
Hoje encontra-se como pode ver na imagem abaixo, num estado de degradação muito elevado.

03

9. Convento de Seiça – Figueira da Foz

O Convento de Seiça foi mandado construir por D. Afonso Henriques em 1175, em louvor à Virgem Maria devido a um milagre recebido junto da capelinha de Nossa Senhora de Seiça.
Infelizmente D. Afonso Henriques morreu sem ver finalizada a construção do convento.

02

10.Termas Águas Radium/Hotel Serra da Pena – Sabugal

Reza a lenda que neste maravilhoso lugar, construído no inicio do século XX, Don Rodrigo (conde espanhol) terá curado a sua filha de uma doença grave de pele, com recurso às águas deste lugar. No decorrer dessa situação, o senhor decidiu construir este hotel termal que se encontra hoje assim neste estado abandonado e a degradar-se com o tempo.

10

Hoje em dia  estes lugares abandonados são utilizados por fotógrafos e também para desportos como o paintball, entre outros…

Se conheceres e tiveres fotografias de locais abandonados em Portugal espectaculares envia para o nosso e-mail: [email protected]

Fonte: 3Vilas

Actualização: Mais 10 lugares abandonados espectaculares de Portugal II

Se gostaste das imagens PARTILHA!


Segue a nossa página de facebook:




30 thoughts on “Os 10 lugares abandonados mais espectaculares de Portugal

  1. Olá Boa noite, gostei do vosso artigo e deixo aqui a sugestão de alguns locais abandonados: Estalagem da Serreta na Ilha Terceira, Sanatório de Valongo, Cinema de Ermesinde. Cumprimentos Joana Medeiros

  2. Onde diz Convento de Seiça devia dizer Convento de S. Francisco, Viana do Castelo.
    Já só existem algumas pedras o resto foi vandalizado e roubado.

    1. O Palácio Dona Chica, foi restaurado,ampliado e habitado na década de noventa,foi restaurante,local de eventos e discoteca,chegou a ser um dos locais mais In e de eleição na zona de Braga,mas não resistiu a más gestões do espaço e encerrou,como a entrada do novo século,o Palacio foi dado ao abandono,é um local místico,dotado de imenso romantismo.

  3. DESCONHECIA DE QUE HAVIA TANTO ASSIM, ABANDONADOS, É´ UMA PENA QUE O ORGANISMO,RESPONSAVÉL POR TUDO ISTO E MT MAIS.NÃO FAÇA NADA. .NEN ALERTE O GOVERNO. PARA TODO ESTE PATRINÓNIO,QUE POUCO A POUCO ACABARÁ POR CAIR,,.

    1. Se fosse como no Norte da Europa (em que existe um direito de circular na natureza e pernoitar, direito este que é criminosamente negado em Portugal!!!!!!!!!!!!!!), alguns destes lugares poderiam ser transformados em alojamentos para caminhantes, a preços acessiveis, que recuperariam gradualmente apenas (por serem imóveis grandes e complexos) – mas pelo menos nao estariam abandonados. Mas não dá—-e eu continuo a sonhar…A questão é que para meu grande desgosto o portugues no geral não tem uma cultura de viver a natureza como os nordicos e andar ao ar livre, passar fins de semana inteiros a caminhar e a acampar ou ficar em alojamentos. A natureza é só para os ricos ou para quem está bem na vida. Veja se por exemplo as estações de comboio abandonadas que podiam ser transformadas em alojamentos (conhecidos lá fora como refugios/cabins/hyttas/ etc) para bikers e caminhantes/montanheiros. Vivia-se mais a vida e sem gastar muito! – porque a maior parte de nos tem muito pouco e deseja viver a natureza tambem. Um desgosto muito grande para mim – de partir o coração…Portugueses, vamos sair mais de casa, vamos reinvindicar o direito de acesso á natureza e á vida ao ar livre e pernoita como nos países nordicos.Vamos ajudar a que o patrimonio como as estações antigas de comboio sejam recuperadas e recebam dignidade. Vamos?….ouço apenas silencio…muitos nao querem, muitos nao podem, e tornar o portugues num apaixonado do ar livre é um sonho que eu vou morrer sem realizar…num pais em que o afastamento da natureza é cada vez maior enquanto empobrecemos e, como eu, me afundo no desgosto do desemprego e da privação da natureza entre as paredes de betão dos suburbios lisboetas….

  4. Simplesmente lamentável o abandono a que todos estes edifícios foram sujeitos, muitos deles com rara beleza como se vê nas imagens. Alguns conheço desde há anos, como o Hotel das Sete Cidades, nos Açores, mesmo próximo da famosa Lagoa que é visitada por tantos turistas. Há quantos anos ele foi marginalizado pelos proprietários e mais tarde pelo Governo Regional. Os restantes, são também tristes exemplos de como se vai delapidando o património cultural deste país!

  5. Tambem em Brito Guimaraes existe uma Barraca/Restaurante por la se veem ratos cobras e sei la o que mais e a ASAE nao actua e ja foi informada ja a mais de 1 ano. Saude publica? Pouco interessa ?!!!!!!!

  6. A casa de chã construçao do arquitecto siza vieira situada a beira mar em leça da Palmeira juntamente se situa uma bela capela virada para o mar estao ao abandono. Uma bela obra deixada a mao de vandalos e ladroes.

  7. Aproveito para fazer referência à Casa do pico que fica, ou ficava, na Freguesia de Ponta Delgada, Concelho de São Vicente, Ilha da Madeira. Quando de lá vim em 2002, era uma ruína magnífica que valia a pena ser recuperada. Isto não só pela beleza do edifício, como pelo seu enquadramento paisagístico, como ainda por ser um dos cenários do livro “A Corte do Norte” de Agustina Bessa Luís.

  8. Vivo em Braga , muitas vezes passo pelo Palácio D. Chica. Só penso num sonho (não impossível) Com uma boa Taluda ,transformava numa creche, e num lar para idosos.Dois em um.

  9. Gostei muito do nº 10. É lamentável que este Hotel Termal esteja neste estado de abandono. O lugar é lindo e penso que poderia ser explorado de varias formas. Museu, Escola de Música, enfim, várias outras utilidades. Sou do Rio de Janeiro, e quando for a Portugal vou conhecer este lugar. Existe algo de apaixonante neste lugar.

  10. Passei a minha infância a brincar na Casa do Professor ou Quinta do Parreira quando ainda era habitada. Cheguei inclusive a conhecer os últimos proprietários. É sem duvida um local belíssimo! Recentemente visitei o seu interior e é lastimável o estado em que se encontra…

  11. Adorei o artigo somos muito pobres mesmo.Isto é uma mostra como está o nosso país,porque até o próprio governo vende escandalosamente o patrimônio que pertence a todos nos.

  12. -Casa De Chá do Siza Vieira – Está actualmente aberta como restaurante de luxo, a cargo do Chef Rui Paula.

    -Sanatório de Tondela/Caramulo – Encontra-se completamente restaurado ha muito tempo com unidade hoteleira de luxo. (Neste momento está de novo em remodelaçao, n recomendavel para uso de momento)

    -Sanatório de Valongo- Será encerrado o espaço pois foi adquirido por empresa local para exploraçao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *