Os locais obrigatórios a visitar no Porto!

Passear pelas ruas da cidade, conhecer as tradições, admirar a beleza dos edifícios…saiba o que visitar no Porto, uma cidade única e com um charme incomparável!

Considerado o melhor destino turístico europeu, em 2014, o Porto é uma cidade com caratér e personalidade, que atrai cada vez mais turistas.

A combinação perfeita entre o antigo e o contemporâneo, o cosmopolita e o intimista… fazem desta cidade uma inspiração, onde as pessoas acabam sempre por voltar.

Se ainda não tem planos para o fim-de-semana, deixamos-lhe aqui um roteiro dos melhores locais a visitar no Porto. Comece já a planear o seu passeio pela cidade.

AVENIDA DOS ALIADOS

Conhecida como o “coração da cidade”, esta é uma das mais belas avenidas da Europa, devido à bela arquitetura dos edifícios imponentes que a compõem, como é exemplo a Câmara Municipal. Neste local têm lugar alguns dos eventos mais importantes da cidade: manifestações, festas, apresentações culturais, concertos, comemorações.

ESTAÇÃO DE SÃO BENTO

Desça a Avenida dos Aliados e vá a uma das estações de comboios mais belas do mundo. Esta construção do século XIX é uma das principais atrações da cidade, que fascinam muito os turistas: tem um belo átrio e uns painéis de azulejos que mostram alguns dos momentos mais importantes da história de Portugal, principalmente da zona Norte do país. Sente-se nos bancos desta estação e aprecie toda a beleza deste local.

 

TORRE DOS CLÉRIGOS

Tem 240 degraus para subir, mas garantimos que vale a pena o esforço! A Torre dos Clérigos é um dos ex-líbris do Porto, construída pelo famoso arquiteto Nicolau Nasoni. Lá em cima, vai poder usufruir das melhores vistas da cidade, por apenas três euros. Qualquer altura do dia é perfeita para se apreciar esta paisagem, mas aposte no entardecer.

LIVRARIA LELLO

Bem perto dos Clérigos está a conceituada Livraria Lello, um espaço único onde vai querer “perder” horas. Está entre as três livrarias mais belas do mundo e é um ponto de visita incontornável da cidade. Todos os visitantes se encantam com a sua escadaria central (que serviu de inspiração para a escadaria da escola de Hogwarts, do famoso filme Harry Potter), com as suas prateleiras e com o seu vitral no teto. Aqui dentro, vai desfrutar de um ambiente único. Não deixe de visitar!

RUA MIGUEL BOMBARDA

É uma das principais ruas da cidade do Porto, onde se respira imensa cultura. As galerias de arte de arte contemporânea são a sua principal atração, onde pode ver várias exposições de artistas nacionais e também internacionais. Tem também vários espaços comerciais, ligados à Arte e à Cultura, sendo as lojas vintage da rua bastante procuradas por portuenses e turistas.

JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL

Dê um passeio e relaxe nestes magníficos jardins, onde pode admirar a Avenida das Tílias, o bosque e as varandas sobre o Douro. Sim, porque este jardim oferece uma incrível vista sobre o rio e sobre a cidade, devido aos miradouros que deste sítio fazem parte. Sem dúvida, um local a visitar no Porto!

 CASA DA MÚSICA

Situada na Rotunda da Boavista, a Casa da Música é uma imponente obra arquitetónica e um dos ex-libris da cidade do Porto. Desenhada pelo holandês Rem Koolhaas, é o primeiro edifício construído em Portugal dedicado exclusivamente à música. Assista aqui a um concerto e deixe-se maravilhar pelos seus magníficos auditórios.

RIBEIRA

Sente-se numa esplanada desta zona, peça uma Super Bock e uns tremoços. Admire a paisagem do lugar mais visitado pelos turistas: o rio, a ponte D. Luís I, a margem de Vila Nova de Gaia, os barcos, as pessoas. De seguida, passeie pelo interior do local mais emblemático do Porto, onde vai encontrar ruelas e construções medievais. Faça ainda um pequeno cruzeiro num dos típicos “barcos rabelo” que, antigamente, faziam o transporte do vinho do Porto.

CAVES DO VINHO DO PORTO

Único e especial, assim é o Vinho do Porto. Não deixe de apreciar esta deliciosa bebida, uma das marcas da cidade. Há imensas caves para conhecer na outra margem: umas mais “à vista”, outras mais escondidas, no centro histório de Vila Nova de Gaia que também vale a pena visitar. Prove este delicioso vinho, produzido no Alto Douro Vinhateiro.

PONTE D. LUÍS I

A ponte D. Luís I é um dos locais indispensáveis a visitar no Porto. Faça um passeio na parte superior desta ponte. Mesmo sobre o rio Douro e com o metro a passar ao lado, este local oferece-lhe das melhores vistas sobre a cidade, principalmente sobre a parte ribeirinha. Um dos locais obrigatórios a visitar no Porto!

Já que está tão perto, aproveite e vá até à Catedral da Sé. Este monumento, um dos mais importantes da cidade, é dos que tem mais vestígios medievais, quer no seu interior, quer nos arredores. Aqui vai ter uma bela vista sobre o rio e sobre a cidade, principalmente sobre as habitações típicas do Porto.

FOZ DO DOURO

Mais longe do centro histórico, está a Foz do Douro. Se gosta de uma boa caminhada, vá pela margem do rio, aprecia a sua beleza e a arquitetura portuense. Duas sugestões: faça o trajeto de bicicleta ou vá de elétrico até a Foz, o local onde o rio Douro e o oceano Atlântico se cruzam. Se estiver calor, desfrute das praias ou sente-se numa das esplanadas a apreciar o pôr-do-sol.

 MERCADO DO BOLHÃO

Construído em 1914, este é um dos locais mais tradicionais da cidade. Apesar de estar um pouco degradado, é possível apreciar a beleza da sua arquitetura em ferro, os quiosques de madeira, as fontes, os muros em azulejos. Aqui pode encontrar diversos produtos frescos e conhecer um exemplo das típicas pessoas portuenses: as vendedoras. Aproveite e coma num dos pequenos restaurantes que fazem parte do mercado.

 RUA DE SANTA CATARINA

Saia do mercado e continue até à Rua de Santa Catarina. Aqui vai encontrar várias lojas comerciais mas também tradicionais. Se gosta de ir às compras, este é o local ideal para si. Pode encontrar ainda vários artistas de rua a apresentarem os seus “espetáculos”.

 CAFÉ MAJESTIC

Fundado em 1921, este é um dos locais mais glamourosos da cidade. Considerado um dos mais bonitos do mundo, não deixe de entrar para tomar alguma coisa. Mas não se esqueça: neste local os preços são caros!

 PARQUE DE SERRALVES

Neste local vai encontrar uma grande diversidade de espaços: jardins formais, matas e uma quinta tradicional. Projetado pelo arquiteto Jacques Gréber, é uma das referências da cidade portuense. Visite o parque e aproveite o contacto com a Natureza!

CAFÉ SANTIAGO

Provavelmente está com fome. Este restaurante é bastante conhecido a nível nacional e internacional, devido às famosas francesinhas, um prato típico do Porto. Combine com um fino!

CAFÉ PIOLHO

Se gosta de um ambiente boémio, passe no Café Âncora D’Ouro, mais conhecido como Café Piolho. Inaugurado em 1909, é um dos mais importantes pontos de encontro de estudantes académicos e de intelectuais da cidade. Localizado perto da praça dos Leões e dos jardins da Cordoaria, é o sítio ideal para conviver num ambiente jovem e divertido.

GALERIAS DE PARIS

Conheça o lado mais cosmopolita da vida noturna da cidade. Aqui pode encontrar dos melhores bares e restaurantes portuenses. Aproveite e passe também pelas ruas paralelas.


Segue a nossa página de facebook:




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *