Muitas pessoas têm um hábito em comum: andar em casa com os calçados que usam na rua. Especialistas apontam, contudo, que esse hábito é perigoso para a saúde. Porquê? Bactérias. Esses organismos agarram-se às solas dos sapatos e vão com eles para a sua casa. Os calçados têm a mesma quantidade de bactéria que fezes de pássaro e de cães e casas de banho públicas.
De acordo com estudos, os seus calçados possuem mais de 400 mil tipos diferentes de bactéria. Entrar com eles em casa faz com que 99% desses organismos infestem o seu lar. Nem é preciso fazer muitos cálculos para imaginar o quão exposto você e a sua família ficam se mantiverem esse hábito.
Deixe o calçado do lado de fora
Parece óbvio, mas a forma mais simples de evitar essas bactérias é não entrar com o calçado em casa. Assim que abrir a porta, tire os sapatos. Mas não coloque eles em cima do tapete! Coloque um calçado limpo que usa apenas em casa, e lave os sujos imediatamente. As bactérias espalham-se ao menor contato com a superfície.
Essa mudança de hábito é fundamental. Bactérias como a E. Coli e a Clostridium difficile estão presentes nos calçados que vêm da rua. Elas causam sintomas terríveis. Febre alta, desidratação, taquicardia, abdómen inchado e sangue nas fezes. A dica é, portanto, mudar sua atitude. Evite complicações para a sua saúde com uma simples ação.