Desde que as Havaianas se tornaram tendência que os chinelos de dedo saíram do seu habitat natural, que são as praias e as piscinas, para surgirem um pouco por todo o lado sempre que está calor.
Mas independentemente das marcas, estilos e cores, será que passar o verão em chinelos de dedo e semelhantes faz bem ao nosso corpo? O jornal espanhol El Confidencial falou com a podologista da Clínica Macía, Salesa Macía Bellas, que explica como e porque é que os chinelos de dedo prejudicam os nossos pés se os usarmos em demasia.
1. A liberdade de movimento que o pé tem quando calçamos chinelos de dedo pode provocar entorses e tendinite no tornozelo.
2. Os dedos ficam mais expostos a cortes e feridas.
3. Como a parte de trás fica solta, pode sofrer traumatismos no calcanhar.
4. Os pés suam mais quando calça chinelos de dedo de plástico.
5. Podem causar deformações nos dedos que seguram o chinelo.
6. A pele entre o dedo grande e o segundo dedo do pé pode ficar irritada ou com alergias ou plástico dos chinelos.
Para evitar estes problemas, a podologista recomenda que adapte o calçado ao tipo de atividade que vai realizar, e escolha os chinelos para a piscina e para a praia e para passeios opte por uma sandália que mantenha o pé mais seguro, com tiras para prender no tornozelo, por exemplo. É importante também ter atenção ao material dos chinelos, evite o plástico e certifique-se de que são leves e suaves.
Fonte: Notícias ao Minuto