As nossas unhas são estruturas muito importantes para nosso organismo, elas funcionam como um apoio e protecção contra o choque, e também guarda uma grande quantidade de terminações nervosas ajudam a detectar situações de risco para as mãos como baixa ou alta temperatura e a pressão de um objeto, com o esforço.
As unhas são o espelho da atenção que damos à nossa saúde. E por isso é normal que tenhamos tanta preocupação em manter as unhas saudáveis, brilhantes e limpas! No entanto, apesar de muitos cuidados, muitas pessoas sofrem com o aparecimento inexplicável de uma espécie de manchas brancas nas unhas, facto que causa algum desconforto e não só, já que alteram a sua aparência e também pela crença de que as manchas possam ser um sinal de alguma doença grave.
Existem dezenas de mitos sobre o aparecimento espontâneo deste tipo de manchas brancas nas unhas:
- Presentes que estão por vir
- Mentiras e pecados cometidos
- Falta de nutrientes
- comer maionese exageradamente
- falta de cálcio no organismo
….e a lista estende-se! Mas a explicação científica é bem diferente.
O termo médico que define esta condição é conhecida LEUCONÍQUIA e o seu aparecimento é o resultado de “micro-quebras” que acontecem na base da unha (matriz), que favorecem a formação de pequenas bolsas de ar e então, surgem as famosas manchas brancas.
Mas é importante saber que existem condições no nosso dia a dia que tornam as unhas mais frágeis e, portanto, mais suscetíveis ao aparecimento dessas manchas, como por exemplo
- Contacto com água quente
- O uso frequente de produtos químicos agressivos, como os de limpeza
- O uso da unha como alavanca para abrir recipientes
- Esforço exagerado para cortar a unha.
As manchas brancas causadas por atrito e choque não requerem a ajuda de um dermatologista, pois, consoante o crescimento da unha, as manchas vão desaparecendo lentamente. Também é verdade que muitos especialistas consideram que uma má alimentação é uma das principais causas, e isso faz todo sentido pois a falta de nutrientes, especialmente aqueles envolvidos na formação, crescimento e desenvolvimento das unhas tornam as mesmas mais frágeis e susceptíveis ao aparecimento de manchas brancas.