Para mantermos a nossa saúde em dia, é necessário que nos alimentemos corretamente. Sempre usufruindo dos benefícios que uma alimentação saudável pode nos oferecer. Os legumes e frutas são algumas das opções que deveríamos colocar em nosso cardápio diário, pois são altamente nutritivos e saborosos.
Os alimentos naturais podem auxiliar nosso organismo na eliminação de substâncias que são prejudiciais ao nosso organismo e ainda ajuda a repor as energias que perdemos diariamente.
A melancia é um dos exemplos que devemos citar, com o seu sabor único e delicioso, ela é consumida no mundo inteiro, pois oferece muitos benefícios a nossa saúde. Porém, na China, ela pode carregar algo extremamente prejudicial à saúde dos consumidores da fruta. Conhecidas no país como melancias explosivas, muitas pessoas chegam a pensar que isso é mais uma piada encontrada na internet, mas, quando nos aprofundamos e procuramos informações mais concretas sobre o assunto, ficamos chocados.
A melancia explosiva está sendo cultivada por agricultores que estão usando um fertilizante que carrega uma substância química chamada forclorfenução, utilizada para acelerar o crescimento da fruta em até 20% mais rápido do que o normal. O aceleramento oferece alguns benefícios aos agricultores, porém, pode ser extremamente prejudicial à saúde dos consumidores.
Quando a fruta é partida ao meio, é possível notar que ela apresente algumas rachaduras no seu interior, o seu sabor e textura também podem sofrer alterações pelo forclorfenurão, a semente que costuma ser preta, pode se tornar branca, mostrando algumas mudanças na sua aparência, facilitando a descoberta da utilização da substância química.
Cui Jian, um importante pesquisador Chinês, conta que, mesmo que a fruta passe por esse processo, ela não se torna algo prejudicial à saúde humana. Após as declarações do pesquisador, a EPA (Agência de Proteção Ambiental) explica que esse potente fertilizante também é usado na produção de outras frutas, como uvas e kiwis. Considerado um citotóxico, ele pode oferecer sim, alguns problemas de pele e até mesmo uma grave intoxicação respiratória quando a substância entra em contado com o nosso organismo.
Estudiosos explicam que a substância não é cancerígena, como muitas pessoas pensam, mas o consumo pode oferecer alguns problemas graves e até mesmo uma lesão no interior do estômago. Para que isso fosse concluído, alguns testes em animais foram realizados, e com isso, foi possível afirmar que a substância realmente oferece muitos efeitos que prejudicam a saúde humana.
O governo da China não proibiu a utilização do fertilizante e aconselhou que os produtores continuassem utilizando o produto para aumentar a divisão celular do alimento, garantindo a colheita mais rápida e um melhor ganho financeiro.
Com isso, é importante ficarmos atentos com a aparência do alimento, se ele apresentar os sinais que citamos é melhor descartá-lo, pois, só assim, estaremos poupando a nossa saúde e evitando o sofrimento com sintomas indesejados.