Se bebes pouca água tens mesmo que saber disto! É assustador!
Durante toda a vida, nos recomendaram beber água suficiente diariamente para manter nosso corpo hidratado e prevenir muitas doenças.
No entanto, muitas pessoas ainda não têm consciência da importância de beber água todos os dias e do papel que ela cumpre no nosso organismo.
Ainda que muitos ignorem esse fato, grande parte dos problemas e transtornos de saúde que se desenvolvem com frequência nas pessoas se devem à falta de hidratação e ao baixo consumo de água.
Para teres uma ideia mais clara de como fazemos mal ao nosso corpo quando não consumimos água suficiente, a seguir iremos compartilhar 13 problemas causados pela desidratação e pela falta de água no organismo
Não beber água o suficiente pode causar Fadiga
Quando não consumimos água suficiente e nosso corpo se desidrata, a velocidade da atividade das enzimas se reduz e aparece a fadiga. A fadiga é um problema de saúde que faz com que nos sintamos com pouca energia e cansados na maior parte do tempo.
Envelhecimento precoce
Nosso organismo é composto, em mais de 60%, por água, e nossos órgãos dependem em grande parte deste valioso líquido para funcionar corretamente. Beber água suficiente todos os dias ajuda o organismo a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce dos órgãos e da pele.
Excesso de peso e obesidade
Ainda que, por si só, a água não seja capaz de queimar gordura e nos fazer perder peso, é fato que ela cumpre um papel muito importante nas dietas saudáveis voltadas para o emagrecimento. O consumo de água estimula a eliminação de toxinas e de resíduos, proporciona uma sensação de saciedade e é chave para nos manter com o metabolismo acelerado. Quando não bebemos água suficiente, impedimos o nosso corpo de obter importantes benefícios.
Pressão arterial alta e baixa
O consumo de água é fundamental para eliminar toxinas da corrente sanguínea e facilitar a circulação do sangue. Nosso sistema circulatório precisa de água para funcionar corretamente, já que o volume de sangue do corpo não é suficiente para preencher todo o conjunto de artérias, veias e capilares.
Colesterol mau alto
A desidratação causa um excesso de líquido drenado desde o interior das células, e isso faz com que o corpo tente impedir essa perda com a produção de mais colesterol.
Prisão de ventre
Para que as fezes se formem adequadamente e possam ser eliminadas, é necessário ter líquido suficiente no corpo que ajude a processar os alimentos e lubrificá-los. Quando sofremos com a desidratação crónica, o corpo não contém o líquido necessário para eliminar todos os resíduos e começa a sofrer com problemas de prisão de ventre.
Doenças do aparelho digestivo
A falta de água no organismo faz com que seja reduzida a secreção de sucos digestivos, e isso provoca sérios problemas estomacais, como a gastrite e a úlcera.
Problemas respiratórios
A água é importantíssima para termos um sistema imunológico forte, capaz de prevenir as doenças respiratórias. As membranas mucosas da região respiratória são ligeiramente húmidas, para poder proporcionar uma camada protetora frente aos agentes contaminantes do ar, que podem causar problemas respiratórios.
Desequilíbrio do pH
Beber água suficiente é necessário para manter o pH do sangue equilibrado. A alimentação e muitos outros fatores podem causar acidez no corpo, o que pode gerar diferentes problemas de saúde.
Eczemas
O nosso organismo precisa de uma quantidade significativa de líquido para poder suar entre 500 e 700 ml de água. Através desta quantidade de suor, é possível eliminar as toxinas e os resíduos que podem provocar irritações na pele.
Infecções urinárias
As funções renais e de todo o sistema urinário dependem muito da quantidade de água ingerida todos os dias. Quando estamos desidratados e não lhe proporcionamos a quantidade de água necessária para o sistema urinário e excretor, corremos o risco de sofrer de diferentes tipos de infecções urinárias, como a cistite. Nesse caso, é possível detectá-la rapidamente, através de uma coloração amarela escura e forte odor na urina.
Reumatismo
A falta de hidratação faz com que o nosso corpo e a corrente sanguínea acumulem mais toxinas, provocando diferentes doenças e dores. Vários estudos identificaram que a falta de água no corpo pode aumentar significativamente as dores.
Dano cerebral
A desidratação severa pode causar um desequilíbrio entre elementos básicos, como o sódio e o potássio, cuja deficiência pode causar consequências graves, como os transtornos cardiovasculares.