Se tiras as peles que aparecem perto das unhas é melhor parares já! O motivo é assustador!
Se não tens esse hábito, quase de certeza que tens um familiar ou amigo que não consegue parar de “cutucar” e morder a pele que aparece à volta das unhas, não é verdade?
Algumas pessoas roem por ansiedade e fazem isso inconscientemente, outras começaram quando crianças e nunca conseguiram parar.
Mas existem pessoas compulsivas que mordem essas peles até os dedos sangrarem. Este comportamento é frequentemente associado a distúrbios de ansiedade. Muitas vezes elas mordem e comem a pele ao redor dos dedos até eles ficarem em carne viva.
A maior parte das pessoas apenas acham que fica feio, mas que não é prejudicial. Mas não é bem assim!
Roer as unhas pode rapidamente se transformar numa séria dermatofagia (semelhante ao transtorno obsessivo-compulsivo – TOC) que, em casos extremos, pode ser muito mau para a base das suas unhas e causar danos permanentes.
Não só as feridas ao redor das unhas permitem que os germes da sua mão entrem no seu corpo, mas também que as bactérias na sua saliva causem infeções nos seus dedos. No pior dos casos, pode ter um dano nos nervos irreversível.
Se roer as unhas por muito tempo, chegará a uma altura em que não conseguirá mais reverter o problema. Então, o melhor para quem tem este hábito, é parar o mais rápido possível!
Quem imaginaria que roer as unhas e tirar peles poderia ser tão perigoso? Eu sempre pensei que fosse inofensivo, mas agora eu tenho razões suficientes para manter os dedos longe da boca.
Partilha este artigo com os teus amigos e familiares, é muito importante e todas as pessoas deviam saber disto!