A sua esposa ficou cega e triste… E ele decidiu cavar durante 20 anos… O resultado? INACREDITÁVEL!

Este homem decidiu cavar a terra da sua propriedade durante 20 anos, depois da sua mulher perder A visão e ficar triste… O resultado disso…

A cada primavera, os jornais e televisões no Japão sempre dedicam alguns minutos à mesma história: a residência do casal Kuroki, na aldeia de Shintomi. Nos últimos anos, este local converteu-se numa pequena atração turística.

Todo o mês de abril, milhares de pessoas vão ver o incrível tapete rosado que cobre o jardim deste casal de idosos. O marido, Toshiyuki, tem 86 anos e começou a plantar as flores há 20 anos.

Enquanto ele cuida desta parte braçal, a sua esposa Yasuko, de 76 anos, recebe os turistas com um lindo sorriso no rosto. Mas, para os que chegam pela primeira vez, é sempre uma surpresa saber que Yasuko nunca viu o jardim dedicado a ela. A história por trás deste mar de flores comoveu o país inteiro.

cavar_dias_2

Os Kuroki casaram-se em 1956. Apesar do casamento ter sido arranjado, eles logo se deram conta de que tinham sido feitos um para o outro. Sobreviver com os escassos recursos proporcionados pela agricultura não era fácil, mas graças à personalidade otimista de Yasuko, o pequeno lar estava sempre cheio de risadas. Quando os 3 filhos nasceram, eles começaram também a produzir laticínios. Este tipo de trabalho no campo exige dedicação constante e o casal tinha que cuidar das plantas e animais nos 7 dias da semana, 365 dias ao ano. Eles conseguiram seguir neste ritmo por 20 anos, ao mesmo tempo em que criavam os seus filhos.

cavar_dias_3

Após 30 anos de casamento, eles começaram a pensar em trabalhar menos. O seu sonho era viajar por todo o Japão para visitar os lugares famosos. Os dois pouparam durante anos para isso e Toshiyuki prometeu à sua esposa que eles saíram nesta aventura, já que ela o tinha apoiado uma vida inteira sem nenhuma queixa. Mas ninguém poderia imaginar a tragédia que se abateria sobre o casal.

cavar_dias_4

Um dia, Yasuko começou a ver apenas borrões e reclamou que não conseguia enxergar as vacas. Yoshiyuki a levou imediatamente ao oftalmologista, mas o doutor não foi capaz de identificar a origem do problema. Apenas uma semana depois, Yasuko ficou completamente cega. Quando ela foi levada ao hospital, eles identificaram a origem da cegueira como sendo diabetes. Yasuko tinha 52 anos. Para uma pessoa tão ativa, isto foi um choque enorme. Ela começou então a falar menos e já quase não sorria. Como Yasuko não podia mais trabalhar, o casal teve que abandonar a granja. Yoshiyuki não conseguia cuidar sozinho de 60 vacas. Ele ficou com o coração partido, pensando que deveria ter dado menos importância ao trabalho e prestado mais atenção na saúde da sua esposa. Todos os seus sonhos de muitos anos estavam perdidos.

cavar_dias_5

Apesar dos esforços de Toshiyuki para alegrar a sua esposa, ela foi ficando cada vez mais deprimida. Yosuko passou a ficar muito tempo sozinha em casa sem falar com ninguém. Era como se ela tivesse perdido a esperança, sozinha na escuridão. Toshiyui ficava triste de vê-la neste estado e ele também se sentia inútil.

cavar_dias_6

Um dia, na primavera seguinte após a descoberta da cegueira, Toshiyuki estava a olhar pela janela quando viu várias pessoas olhando o seu jardim. Ele ficou espantado e se perguntou o que elas estariam a observar, até que se deu conta de que eram as flores que ele tinha plantado no ano anterior. No mesmo momento, ele teve uma ideia: o idoso resolveu dedicar mais tempo ao jardim e às flores.

cavar_dias_7

Durante dois anos, ele revolveu a terra e plantou sementes. A sua ideia era a seguinte: já que ele não conseguia convencer a sua esposa a sair de casa, por que não atrair então as visitas? Toshiyuki queria encher o jardim de flores para que as pessoas viessem ver a casa e conversassem um pouquinho com Yosuko.

cavar_dias_8

Ao longo dos 10 anos seguintes, a envolvente da residência foi ficando cada vez mais rosa e mais turistas passaram a frequentar o local. Yosuko recebia alegremente cada um deles e conversava animadamente com todos. O jardim lhe devolveu o seu sorriso.

cavar_dias_9

cavar_dias_10

Hoje em dia, um impressionante tapete de flores de 3000 m2 circunda a residência dos Kuroki. A visão deste lugar é de tirar o fôlego! Durante a primavera, a casa chega a receber entre 3000 e 5000 turistas nos finais de semana. E é bom lembar que esta é uma propriedade privada. Foi Toshiyuki que desenhou e projetou tudo, incluindo os bancos e as trilhas. Ele fez tudo de maneira que a sua mulher se sentisse segura nas suas caminhadas matinais. Toshiyuki ainda trabalha no seu jardim.

Cada uma destas flores representa o amor deste casal. Os visitantes ficam impressionados, não apenas com as flores, mas também com a história de amor que existe por trás delas. Se você também ficou emocionado, (com)partilhe este artigo com os seus amigos. Yasuko tem muita sorte de ter um marido tão maravilhoso e dedicado. Se um dia você for ao Japão, não deixe de ir ver com os seus próprios olhos este jardim incrível! Vale a pena!


Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.