Técnica japonesa incrível que te vai fazer poupar 200 euros por mês! Experimenta e vê o resultado!

O ideal é chegarmos ao final do mês com um saldo positivo sem termos que nos privar de nada, a verdade é que no que toca à poupança, todos os cêntimos contam. E o segredo vem diretamente do Japão e chama-se ‘kakeibo’. O nome é estranho, mas ainda assim, anote a receita que pode dar muito jeito.

Segundo o jornal El País, o método japonês consiste na realização de um diário de economia doméstica. Trata-se de ir anotando num caderno as receitas e despesas, para que possamos visualizar facilmente quanto dinheiro ganhamos e quanto gastamos.

“Isso traz visibilidade, pois permite que perceba que está a gastar muito em determinadas coisas e possa fazer alguma coisa a esse respeito”, afirma Luis Pita, assessor financeiro do blog Preahorro. Ou seja, não se trata de privação, mas sim de reduzir o excesso.

A chave do sucesso é disciplina. “É um método muito bom para poder economizar 200 euros por mês, se for muito disciplinado”, acrescenta Luis Pita.

Para os que não conseguirem cumprir, há outros métodos. Um deles é o método do envelope e que se trata de colocar dinheiro num envelope no início de cada mês, com o dinheiro que queremos que se destine ao lazer.

Todos sabemos que, para conseguir poupar dinheiro, é preciso saber gerir o dinheiro e isso implica um orçamento mensal. Mas não só. Os objetivos definidos em termos de gastos e poupanças têm de ser registados, analisados e otimizados se necessário. É aqui que entra o Kakebo – o método que os japoneses usam para poupar dinheiro e cujo sucesso está a correr mundo. Quer saber mais?

O que é o Kakebo?

Em japonês, os três carateres que formam a palavra “Kakebo” significam “livro de contas para a economia doméstica”. Disponível nos mais variados modelos e feitios, a verdade é que os japoneses não largam o seu Kakebo – um livro em formato de agenda que permite o registo diário de despesas e receitas e muito mais. Ao seguir a evolução de um orçamento mensal ao longo de um ano, este sistema inovador permite gerir o dinheiro de forma a não só cumprir as obrigações, como também chegar ao final do mês com dinheiro de sobra. Uma solução de poupança comprovada, que já está a reunir fãs e a fazer sucesso em todo o mundo.

3 princípios do Kakebo

Este sistema que os japoneses usam diariamente para gerir as suas economias pessoais e retirar o máximo proveito do seu dinheiro, está assente em 3 princípios esclarecedores:

  • Controlar todas as despesas, semana a semana, reorganizando o consumo diário e analisando os resultados no fim de cada mês.
  • Priorizar e categorizar os gastos, de acordo com as necessidades diárias, apelando assim para um consumo mais consciente, mais responsável.
  • Permitir uma análise profunda ao consumo diário, para poder encontrar formas de substituir hábitos financeiros ineficazes por aqueles que não só se adequam à sua vida e realidade financeira, como lhe ajudam efetivamente a poupar dinheiro.

12 meses de poupança

Pensado para um ano completo, o Kakebo está dividido em 12 meses, com folhas específicas para registar as receitas e as despesas fixas nas mais variadas áreas do dia-a-dia: desde despesas de sobrevivência e extras, a gastos com cultura e lazer, é importante registar cada cêntimo, todos os dias. Para além disso, há ainda espaço para delinear os objetivos financeiros para os próximos 30 dias. No final do mês, analisam-se os gastos e a poupança semana a semana, vê-se se sobrou alguma coisa, reflete-se sobre o que correu bem e o que pode ser melhorado no próximo mês. E assim sucessivamente. Este arquivo é ainda uma boa motivação para poupar dinheiro, uma vez que, a qualquer momento, pode rever meses anteriores e verificar o quanto evoluiu no controle de despesas e receitas e quanto dinheiro está a conseguir poupar! Quando chegar ao final do livro, o sistema Kakebo propõe ainda um balanço anual onde é possível analisar as despesas dos últimos 12 meses por categorias, verificar os melhores truques, as maiores entraves, entre outros.

Quem quer experimentar?

Bem organizado, visualmente apelativo e recheado de dicas úteis, o Kakebo permite-lhe estar em controlo do seu orçamento mensal, dando-lhe a possibilidade de verificar, preto no branco, onde está a desperdiçar dinheiro e onde está a ser financeiramente inteligente. Para além disso, com o Kakebo vai finalmente deixar de chegar ao final do mês sem dinheiro! Quem aceita o desafio? À venda numa livraria próxima de si! Boas poupanças

Fonte: noticiasaominuto.com e saberpoupar.com

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.