Tens esquentador em casa? Cuidado com alguns de marcas “mais conhecidas”… São muito perigosos! Vê se o teu é um deles…

Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO) testou 12 esquentadores atmosféricos de exaustão natural e concluiu que 7 são potencialmente perigosos devido à fuga de dióxido e de monóxido de carbono e de outros gases potencialmente fatais.

Dos 12 esquentadores atmosféricos de exaustão natural testados, seis apresentaram irregularidades técnicas na saída dos produtos de combustão e num a DECO encontrou problemas no interacendimento do queimador.

Nos modelos com deficiente exaustão, a associação de defesa do consumidor verificou que há libertação de dióxido e de monóxido de carbono, gases potencialmente mortais, em níveis acima dos recomendados para a divisão onde estão instalados. No caso do aparelho com falhas no inter-acendimento, pode haver libertação de gás não queimado.

esquentador

“Estes esquentadores representam um potencial perigo para a segurança dos consumidores e não deveriam estar à venda. Um dos modelos – o ACB Calor CA10NT – não tinha sequer marcação CE, certificação obrigatória em todos os eletrodomésticos comercializados na União Europeia”, explica a associação em comunicado.

A DECO diz que ainda que se está a planear comprar um esquentador, deve ter em conta a avaliação da associação e evitar os modelos que chumbaram no “teste”.

Modelos chumbados

  • ACB CALOR CA10NT
  • ARISTON BLU CONTROL 11L NAT EU
  • JUNEX AQUA C 275 SEI
  • OLI OLICLIMA TN 11L
  • VAILLANT MAG mini ES/PT 11-0/1 XI H atmoMAG
  • COINTRA Godesia E 10P
  • EDESA CIE-110E3 N

Como saber se tenho fuga de combustão no esquentador?

É possível fazer um teste caseiro usando uma faca de cozinha ou uma colher. Arrefeça-os no congelador e coloque-os junto à cúpula do esquentador: se houver vapor condensado, ou seja, se embaciarem, é sinal de que há saída de gases de combustão. Também poderá recorrer aos serviços técnicos da marca, a uma entidade inspetora ou a uma empresa instaladora para que inspecionem a instalação de gás.

Quer reclamar?

A DECO disponibiliza uma carta-tipo no seu website que pode preencher e enviar morada do fabricante.

Conselhos de segurança da DECO

1. Ventile bem a divisão onde o esquentador está instalado;

2. Evite a presença de pessoas no local onde o esquentador estiver a operar;

3. Quanto menos tempo o esquentador estiver ligado, menos gases de combustão serão libertados para o divisão, caso haja uma fuga na cúpula do aparelho;

4. Se houver várias pessoas seguidas a tomar banho, tente arejar a divisão entre cada duche;

5. No caso de o sistema de segurança do esquentador disparar, deverá verificar a instalação do aparelho. É sinal de que a exaustão não está a ser feita de forma correta.

6. Se suspeitar de uma fuga de gás (cheirar-lhe a gás ou sentir-se mal), desligue de imediato o esquentador e o gás e ventile a divisão o mais possível. Não acenda fósforos, nem isqueiros. Não ligue ou desligue interruptores, não utilize tomadas elétricas e não desligue o quadro elétrico de casa no disjuntor. Se o cheiro a gás for muito intenso, ligue imediatamente para os bombeiros.

Autor: Nuno Noronha
Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/tem-este-esquentador-em-casa-veja-se-a-deco-o-considera-perigoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.