O que conhecemos popularmente como bolinhas no braço, é na verdade, uma condição chamada ceratose pilar.
Segundo explica a dermatologista Cristina Salaro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o problema é meramente estético e não oferece nenhum risco à saúde. No entanto, muita gente incomoda-se com a textura áspera e aspecto avermelhado que a parte posterior do braço adquire com essa condição. Apesar de menos frequente, ela também pode manifestar-se nas laterais das coxas.
O que causa?
A Dra. Cristina explica que a ceratose pilar tem origem genética. “Tanto homens quanto mulheres podem desenvolver essa condição. Ela ocorre porque há plugs, ou rolhas de ceratina, que entopem a saída do pêlo, formando a protuberância“, descreve.
Pessoas que tiveram bronquite, asma brônquica, rinites e sinusites alérgicas de repetição são mais predispostas ao quadro.
Como remover as bolinhas no braço?
De acordo com a especialista, tentar espremer as bolinhas com a unha não é recomendado, pois pode gerar inflamação e infecção local. Há duas medidas caseiras que ajudam a minimizar o problema: apanhar sol e esfoliar a região.
-
Sol
Dez minutos de exposição diária são suficientes para melhorar o aspecto dos braços. A dermatologista sugere eleger o período da manhã, entre 9 e 10 horas, para evitar danos à pele.
-
Esfoliação
Pode ser feita todos os dias ou uma vez por semana, preferencialmente durante o banho, quando o vapor do chuveiro ajuda a abrir os poros.
“Existem várias opções de produtos, tanto prontos quanto manipulados“, afirma Dra. Cristina. “Eu recomendo o gel esfoliante Theracne, da marca TheraSkin. Ele deve ser aplicado sozinho, sem o auxílio de buchas“, indica.
Após o banho, enxuga bem a pele e aplica um bom hidratante na região. “Pode ser qualquer creme à base de ureia a 10% a 15%“, recomenda.