Última Hora! Sismo registado ao largo de Portugal!

Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter foi registado a 45 quilómetros do Cabo de São Vicente, ao largo da costa do Algarve, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O terramoto, que teve origem a 24 quilómetros de profundidade, ocorreu às 11h55 de Portugal Continental, mas não terá sido sentido em terra. O instituto meteorológico promete lançar mais comunicados caso recolha mais informação relevante.

A maior parte dos sismos que se registam no Algarve ou ao largo da região sul do país tem origem na interação entre a placa africana e a microplaca ibérica, uma parte fundida à placa euroasiática onde se inclui Portugal e Espanha. Como a placa africana está a empurrar a microplaca ibérica por estarem em convergência, ergueu-se no fundo do mar uma cordilheira ao largo do cabo de Sagres: é o banco de Gorringe, onde tiveram origem alguns dos sismos mais violentos ocorridos em Portugal e norte de África.

De acordo com os cálculos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estas ondas sísmicas registaram-se entre Portimão e Aljezur mas foram de intensidade fraca e em princípio não foram detetadas por ninguém. Um terramoto com estas características não costuma provocar danos, indicam os mapas do instituto.

Fonte: Observador.pt

Segue a nossa página de facebook:



Vais Gostar de Ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *