O que vês nesta imagem? Apenas uma parede? É muito mais que isso! Quando vires melhor…
Pode parecer apenas uma parede, mas quando vires mais de perto vais ficar impressionado.
Alexandre Farto, mais conhecido como Vhils, tem 29 anos e vive em Lisboa, Portugal. Ele era mais um jovem que começou a fazer grafittis nas paredes, até que descobriu outra arte…
A técnica que notabilizou Vhils consiste em criar imagens, em paredes ou murais, através da remoção de camadas de materiais de construção, criando uma imagem em negativo.
O artista reverte deliberadamente a noção de vandalismo, no sentido em que cria algo de novo através de uma destruição propositada.
Ele destrói para criar, remove camadas e expõe as entranhas da cidade mas, ao mesmo tempo, humaniza-a, através dos rostos que escava nas paredes. “Gosto de valorizar o que já foi descartado e de trabalhar com materiais rejeitados, de reaproveitar e reutilizar sobras”, explica.
Além das paredes, ele já aplicou a mesma técnica em madeira, metal e papel, nomeadamente em cartazes que se vão acumulando nos muros das cidades.
Assiste, em seguida, ao vídeo que mostra Alexandre Farto num momento de pura criação.
Este artista tem murais em mais de 50 cidades espalhadas pelo mundo (Berlim, Rio de Janeiro, Tóquio, Londres, etc.)! Para saber mais sobre o trabalho dele, visite o seu site ou a sua página de Facebook.