As 5 curiosidades mais interessantes sobre a cidade de Lisboa!

Um destino muito frequente de turistas e estrangeiros que procuram Portugal como país para viver.

Lisboa é a capital de Portugal.

Conheça as 5 curiosidades mais interessantes sobre a cidade de Lisboa!

1 – Origem da cidade

A cidade de Lisboa surgiu em torno de 195 a.C, por meio da povoação romana. O próprio nome da cidade remonta essa época, e é uma derivação de Olisipo. Desde então, foi comandada por muçulmanos e atacada por cristãos até que em 1147 foi conquistada pelo 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

2 – Apelido dos cidadãos

O gentílico para quem nasce em Lisboa é lisboeta, mas os naturais da cidade são mais conhecidos por “alfacinhas”. Ainda que não se saiba muito bem a origem desse apelido, muitos especulam que ele se dê por conta da grande quantidade de plantações de alface na região, o que também fez com que por muito tempo esse fosse um dos únicos alimentos disponíveis na cidade.

3 – Fado

Já deve ter ouvido falar em “fado”. Muitos utilizam a palavra para se referir a qualquer tipo de música, mas na verdade o fado é o estilo musical mais tradicional de Lisboa e em grande parte do restante do país. Em sua maioria, as músicas desse estilo são de carácter lamentoso, e são cantadas apenas por uma pessoa. Um instrumento tradicional nesse tipo de música é a guitarra portuguesa.

4 – Versão portuguesa do Cristo Redentor

Lisboa

Lisboa possui um monumento muito semelhante ao Cristo Redentor do Rio de Janeiro, chamado de Cristo Rei. A estátua faz parte do Santuário Nacional de Cristo Rei, localizado na freguesia do Pragal, concelho de Almada, na região metropolitana de Lisboa. Uma das atracções turísticas do local, além da estátua, é a vista que o local oferece para a capital portuguesa – é possível ver praticamente toda a cidade por meio de um mirante localizado no local.

5 – Terramoto

Em 1755 um terremoto de grandes proporções matou pelo menos 40 mil pessoas e destruiu grande parte da cidade. Na ocasião, há registos de que os tremores foram sentidos na Escócia e até mesmo na Noruega.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.