Arqueólogos descobrem mosaicos da Grécia Antiga em perfeitas condições! Simplesmente incrível!

Imagine a emoção de desenterrar mosaicos gregos que datam de 2.220 anos atrás! Em 2014, o professor Kutalmış Görkay da Universidade de Ankara e a sua equipa de arqueólogos descobriram três mosaicos gregos na cidade turca de Zeugma, perto da fronteira da Síria.

descoberta1

Em 2007, Zeugma estava à espera de uma inundação devido às construções de uma barragem. A equipe temia que poderiam perder os antigos tesouros devido a este dilúvio, e começaram imediatamente suas escavações.

Após a busca por antiguidades, eles encontraram três mosaicos gregos antigos pertencentes ao século II a.C. Essas obras de artes estavam em perfeitas condições! Embora a cidade de Zeugma esteja agora 80 por cento debaixo de água, os arqueólogos continuam as suas buscas na esperança de revelar artefatos ocultos.

Aqui estão alguns dos maravilhosos mosaicos que foram descobertos.

descoberta2

Acima estão representadas nove musas canônicas: Clio, Euterpe, Tália, Melpômene, Terpsícore, Erato, Polímnia, Urânia e Calíope. Na época do Renascimento, elas foram uma inspiração para muitos artistas.

descoberta3

Este mosaico tem a figura de Oceano, a personificação divina do mar, e sua irmã Tétis, a encarnação das águas do mundo.

De acordo com o professor Görkay, no século II a.C. muitas casas tinham mosaicos. Isso tinha a ver com o estatuto social. Os convidados muitas vezes admiravam as obras de artes enquanto bebiam e conversavam com os proprietários da casa.

Cada sala tinha mosaicos com temas diferentes. Por exemplo: um quarto poderia ter figuras que retratavam amantes, como Eros.

descoberta4

Na obra de arte acima está Tália, a musa da comédia e poesia idílica, que está maravilhosamente intacta.

Especialistas comentaram sobre o rosto de Tália, dizendo como o mosaico exigia pedaços especiais de vidro que foram usados especificamente para o seu rosto. O mosaico de Thalia é vívido e esteticamente agradável. Uma obra de arte maravilhosa descoberta pelos arqueólogos!

descoberta5

No mosaico acima, um bem conhecido Deus grego: Poseidon, o Deus do mar.

A cidade de Zeugma era muito importante devido à sua localização. Estava geograficamente bem localizada nas fronteiras entre o mundo greco-romano e o império persa.

Com a queda do império romano, a cidade de Zeugma estava condenada. Esse local decaiu em 253 AD quando o Império Sassânida da Pérsia atacou a cidade. Desde então, este lugar foi esquecido até esta equipa ter desvendando seus tesouros enterrados.


Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.