Como limpar a cama e eliminar aqueles bichinhos invisíveis de forma caseira e muito eficaz!

Elimina os ácaros, percevejos e outros micróbios prejudiciais para a saúde, que costumam estar alojados na tua cama, de forma caseira.

Muitas pessoas nem ligam a isto, limitam-se apenas a dormir, acordar, fazer a cama, ignorando a limpeza e higienização correta, que é essencial para uma boa noite de sono, e muito mais saudável para a nossa saúde.

Dado que os percevejos não aguentam as altas temperaturas, podemos colocar o colchão ou a roupa de cama no sol, ou aplicar vapor quente nos lugares afetados.

Os percevejos são pequenos insetos que se alimentam de sangue, seja humano ou de animais domésticos, e costumam ser muito difíceis de identificar a olho nu.

Um dos seus lugares preferidos dentro do nosso lar são as camas, já que eles encontram ali um ambiente propício e o alimento que necessitam para sobreviver.

De fato, ter que lidar com eles é um problema, pois além de provocarem picadas na pele, também aumentam o nosso risco de desenvolver diferentes doenças.

Deitar os colchões fora seria a opção mais eficaz para eliminá-los, mas, por razões óbvias, não é o ideal. A boa notícia é que existem vários remédios caseiros para acabar com os percevejos e voltar a ter uma cama limpa e saudável. Quer conhecê-los?

  • Vapor

Os vaporizadores estão entre os remédios caseiros mais simples e eficazes que podem ser usados para eliminar por completo esta praga, já que os percevejos não possuem a capacidade de suportar altas temperaturas.

Por isso, uma boa opção é aplicar vapor quente (cerca de 50°C) sobre o colchão, assim como nos lençóis, roupas, cortinas e outros elementos do quarto.

  • Cúrcuma em pó

Devido ao seu alto teor de curcumina, seu composto ativo, a cúrcuma em pó é um inimigo potencial dos percevejos.

Este ingrediente e seu alto poder antimicrobiano afetam o ambiente que facilitava a sobrevivência desta praga na cama, e por isso contribui para sua eliminação.

A cúrcuma corta o fornecimento de oxigênio dos insetos, e faz com que eles morram ou saiam em busca de outros lugares com condições melhores. Ainda que seja surpreendente, ela pode ser uma grande aliada para eliminá-los.

  • O sol

As altas temperaturas da exposição solar também podem ajudar a eliminar estes bichos escondidos no colchão, lençóis, cobertores e mantas.

Uma temperatura acima de 32°C pode acabar com o problema, e para fazer isso o ideal é colocar o colchão exposto diretamente à luz do sol.

  • Hortelã

O óleo essencial de hortelã liberta um aroma que repele as pragas de insetos pequenos porque causa neles uma forte alergia.

Por isso, este remédio caseiro é ideal para manter os percevejos longe do quarto, do jardim e dos animais de estimação.

Outra boa opção é o óleo de lavanda, por ter um efeito similar ao anterior. Em todo caso, o melhor é assegurar-se de que os membros da família não tenham nenhuma reação alérgica ao forte aroma destes óleos.

  • Cravo da índia

O cravo da índia é uma especiaria com um forte aroma que pode repelir quase todo tipo de inseto. Geralmente, ele é utilizado no jardim para afugentar as formigas, mas também pode ser utilizado para eliminar os incómodos e perigosos percevejos.

  • Álcool isopropílico

Estes insetos não suportam os ambientes ácidos e por isso o álcool isopropílico (também conhecido como isopropanol) é um remédio muito eficaz.

Para utilizá-lo, basta colocar este produto em uma garrafa com spray e borrifá-lo por todas as áreas da cama onde você acredite que os percevejos estão escondidos.

É muito importante lembrar que, para obter resultados, é preciso ser constante na aplicação, já que o tratamento deve ser repetido durante 6 ou 7 dias.

Uma vez borrifado o produto, deve-se deixar o colchão e a roupa de cama ventilando, para evitar que o odor do álcool fique impregnado.

  • Aspirador

Aspirar é um dos métodos mais populares para erradicar todo tipo de insetos e, especialmente, de ácaros, porque ajuda a chegar aos locais e espaços onde eles ficam escondidos.

  • Recomendações finais

Não se deve encostar a cama contra as paredes ou ao lado de outros móveis. Além disso, nunca devemos deixar cobertores, edredons, colchas e todo tipo de roupa de cama no chão, já que isso facilita a chegada dos percevejos à cama.

Se tiver animais de estimação, deve-se evitar que eles entrem no quarto e tratar de mantê-los sempre com a higiene em dia.

Observe com regularidade os pés da cama e de outros móveis, já que os percevejos também costumam se esconder nestes locais. Se detectar a sua presença, a primeira medida será aplicar pó de talco para prendê-los.

Limpar e desinfetar regularmente o quarto é essencial para evitar a presença de todo tipo de praga. Por isso, é muito importante manter todos os espaços limpos e trocar os lençóis e as roupas de cama pelo menos duas vezes por semana.

Fonte: melhorcomsaude.com

Segue a nossa página de facebook:




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *