É por este motivo que NUNCA deves ferver a mesma água mais que uma vez!

Muita gente o faz, mas é importante que nunca voltes a ferver a água novamente, depois de já o teres feito anteriormente.

Quando fervemos água para preparar chá e cozinhar ou na tentativa de eliminar as impurezas e utilizá-la para outras funções, nem sempre usamos todo o líquido ou deitamos fora o que não utilizamos. Em alguns casos a água fervida é guardada para evitar o desperdício antes de ser fervida numa outra oportunidade. Em outros, o arrefecimento da água fervida pode nos fazer voltar a fervê-la novamente.

Apesar da água fervida estar associada ao líquido limpo e livre de impurezas, não é recomendado que ela seja fervida várias vezes ou por muito tempo. De acordo com alguns estudos, ferver o líquido em excesso pode causar sérios problemas de saúde. É aqui que as coisa começam a ficar perigosas par quem consome o líquido.

Se estiver a utilizar água destilada pura, não existe problema no processo de fervimento e está livre de ameaças. Porém, se está a ferver água comum, os riscos começam aparecer. A bebida não destilada contém gases e mineiras que, quando fervidos por muito tempo – ou mais de uma vez – provocam alterações na composição química do líquido de uma forma negativa.

agua_ferver

Quando a água começa a ferver, ao alcançar 100º C, também sofre uma mudança na textura. Quando isso acontece, alguns dos ingredientes evaporam e gases dissolvem-se na bebida. É por causa disso que bactérias são mortas no processo e a água impura se torna própria para o consumo, por exemplo.

Porém, quando a água é fervida por mais de uma vez, substâncias tóxicas acumulam-se, ao invés de serem libertadas, aumentando os riscos de consumo desses componentes químicos. As substâncias prejudiciais geralmente incluem arsénio e nitratos e flúor. Por mais que a água fervida pareça livre de impurezas, a concentração de substâncias pode aumentar o risco de contrair alguns problemas, segundo a PhD em química, Anne Marie Helmenstine.

Por exemplo, quantidades excessivas de nitrato estão ligadas a alguns tipos de cancro. Exposição ao arsénio pode produzir alguns sintomas de intoxicação e também está conectado a alguns tipos de cancro. Mesmo minerais saudáveis a princípio podem se tornar malignos quando acumulados em nosso corpo. O cálcio, frequentemente encontrado na água mineral, pode levar a problemas como pedras nos rins e artrite, quando consumido em excesso.

O risco, no entanto, pode ser reduzido com algumas estratégias. Se utiliza um bule para ferver a água pela primeira vez, pode se arriscar a fervê-la novamente se colocar uma nova quantidade de água, para repor parte do líquido evaporado. Dessa forma, evita o baixo volume de água e o acumular de substâncias que podem lhe causar danos. Ainda que escolha aceitar o risco, não é recomendado ferver mais de uma vez, ainda menos mais de duas como prática frequente.

Em casos de pessoas com riscos de saúde ou mulheres grávidas, é extremamente recomendável que o processo não seja utilizado, para evitar ao máximo o risco de concentração de acumular das substâncias.

Fonte: whydontyoutrythis.com / chemistry.about.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.