Este pequeno insecto está a espalhar uma doença altamente perigosa! Saiba como se proteger!

A maioria dos insetos são inofensivos. Até mesmo a maior parte das aranhas, não importa quanto assustadoras elas possam ser, poucas são as que podem ferir o ser humano. No entanto, um insecto tem vindo a ser mais do que uma praga para os habitantes do Texas. Eles são chamados de “insetos beijoqueiros”, nome que até parece bastante amigável. Mas eles também são conhecidos por outro nome: “Insetos asiáticos”.

Este insecto assassino pode causar a disseminação de uma doença altamente perigosa, chamada de American Trypanosomiasis, ou “Doença de Chagas”.

Centenas de cães morreram por causa dessa doença parasitária, pouco conhecida até então. No Texas, cerca de 400 cães morreram por causa dela.

A doença de Chagas é causada por um parasita conhecido cientificamente por Trypanosoma Cruzi. O insecto beijoqueiro é o responsável por carregar o parasita. Desse modo, o insecto espalha o parasita através das suas fezes. O insecto beijoqueiro alimenta-se de sangue, geralmente ao redor dos olhos e da boca dos nossos animais de estimação, enquanto eles estão a dormir.

Mas quando acontece a transmissão do parasita?

A transmissão ocorre quando o material fecal do insecto é esfregado na ferida da mordida ou na mucosa. Os cãestambém podem contrair a doença, no caso de comerem os insetos.

A doença de Chagas é conhecida como “assassino silencioso” porque as pessoas e os animais de estimação que a têm, não sabem que a têm até que a doença atinge estágios posteriores, depois de atacar os músculos do coração e, eventualmente, causar insuficiência cardíaca, fase essa tardia para um tratamento.

Quais os sintomas?

Geralmente os sintomas ocorrem após a mordida do insecto asiático e incluem um enorme inchaço das pálpebras, e até mesmo o choque anafilático, que pode causar asfixia e eventualmente a morte. No início, os sintomas da contaminação da doença podem ser subtis, podendo confundir-se com sintomas de gripe.

Mas, eles vão tornar-se mais graves e dolorosos. Se acha que o seu filho ou canino podem ter contraído a doença de Chagas, devido a uma mordida do insecto assassino, leve-os imediatamente ao hospital.

Onde vivem os insectos Beijoqueiros?

Esses insectos costumam viver sob varandas, em rachaduras de parede, sob pedras, em cimento, áreas florestais, em casotas de cães ou mesmo ao livre.

Os primeiros relatos da existência desse insectos surgiram no Sul da América e na maioria dos Estados do Meio-Oeste.

A picada do insecto beijoqueiro é muito perigosa e crianças e animais que frequentem áreas arborizadas podem estar sujeitas a esse perigo. Tenha cuidado e proteja aqueles que mais ama!

Partilhe com os seus amigos e familiares para que todos possam estar alerta!


Segue a nossa página de facebook:




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *