Fazer a cama faz mal à saúde

cama desfeitaUm estudo da Universidade de Kingston, na Inglaterra, mostrou que manter a cama desfeita é uma forma de acabar com os ácaros que vivem nela pois pode ter até um milhão e meio deles na cama. E isso ajuda a prevenir uma grande quantidade de alergias e problemas respiratórios.

Tudo isto acontece porque os ácaros precisam de calor e humidade para sobreviver. E, segundo os pesquisadores do estudo, uma cama aberta tende a ser mais fria e seca do que uma cama feita e arrumada, o que mata os bichos por desidratação.

 

 

Como se livrar dos ácaros nos colchões.

Os ácaros alimentam-se de partículas resultantes da descamação de pele humana e de animais. Por dia, o acarohomem perde cerca de 1g destes pedaços de pele. Os ácaros abundam nos colchões, mantas de lã, almofadas de penas, tapetes, alcatifas, sofás e bonecos de peluche, desenvolvendo-se em condições óptimas de humidade superior à média de 70% a 80% e de temperatura superior a 20 °C. Em altitudes superiores a 1200 metros, os ácaros deixam de ter boas condições de vida.

Por este motivo, a estadia em regiões montanhosas pode conduzir ao alívio de certas alergias. Vivem 2 a 3 meses, durante os quais acasalam 1 a 2 vezes, dando origem a uma postura de 20 ovos a 50 ovos. O período mais propício para o acasalamento são as estações da Primavera e o Outono.

Como se livrar dessas pragas nos colchões: reduzindo o alimento disponível para eles sobreviverem.

Mas como faço isso?
– Areje a casa de forma a entrar sol e permitir que colchões e travesseiros “respirem”
– Os ácaros adoram pó, por isso aspire a poeira dos colchões, carpetes e almofadas
– Troque a roupa de cama uma vez por semana e aproveite para virar o colchão de lado
– Faça higienização nos colchões, de seis em seis meses. no espaço de um ano um colchão é capaz de acumular cinco milhões de ácaros


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.