Nem imaginas o que uma lata de Coca-Cola pode fazer ao teu corpo

Uma ilustração do blog Truth Theory, do ex-farmacêutico Niraj Naik, mostra os efeitos que uma lata de Coca-Cola tem no seu corpo: de 10 minutos até mais de uma hora depois da sua ingestão.
cocacola 1Já se perguntou o que é que acontece ao seu corpo depois de ingerir uma lata de refrigerante? O ex-farmacêutico Niraj Naik compilou uma ilustração, divulgada no seu blog Truth Theory, que apresenta os efeitos de uma lata de Coca-Cola ou de outro refrigerante açucarado e com cafeína semelhante no seu corpo.
A ilustração apresenta os efeitos que uma lata de refrigerante tem no corpo a partir de 10 minutos da sua ingestão até mais de 60 minutos. Estes dados foram divulgados pelo jornal Daily Mail, que ouviu a opinião de alguns especialistas em relação a este o assunto.

Nos primeiros 10 minutos: Dez colheres de chá de açúcar atingem o seu sistema (100% da ingestão diária recomendada). Só não vomita imediatamente pela doçura esmagadora porque o ácido fosfórico corta o sabor, permitindo-lhe que consiga ingerir a bebida.

20 minutos: O açúcar no sangue atinge um pico, causando uma explosão de insulina. O seu fígado responde a isso transformando todo o açúcar que consegue em gordura.

40 minutos: A absorção de cafeína está completa. As pupilas dilatam, a pressão arterial sobe, como resposta o seu fígado ‘despeja’ mais açúcar na sua corrente sanguínea. Os recetores de adenosina cerebrais são bloqueados, impedindo a sonolência.

45 minutos: O seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro – que fisicamente, funciona da mesma forma que a heroína.

60 Minutos: O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e o zinco no intestino grosso, dando mais um impulso ao seu metabolismo. Esta situação é agravada pelas doses elevadas de açúcar e adoçantes artificiais, aumentando também a excreção urinária de cálcio.

Mais de 60 Minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação (fazem com que a pessoa urine). Fazendo com que expulse a junção de cálcio, magnésio e zinco que deveria ir para os seus ossos, bem como sódio, electrólitos e água.

Como os níveis de energia já baixaram, vai começar a ter um choque de açúcar. Pode sentir-se irritado e/ou lento. Terá urinado, literalmente, a água que estava no refrigerante, com alguns nutrientes que o seu corpo poderia ter usado para o manter hidratado e fortalecer os ossos e dentes.

Reação dos especialistas:

“O Serviço Nacional de Saúde [EUA] acabou de mudar a permissão do total de açúcar adicionado de 10 colheres de chá por dia para 7,5 colheres de chá por dia. Isso faz com que apenas uma lata tenha mais do que o total de açúcar permitido para o dia inteiro”, disse a nutricionista Ella Allred, da NutriCentre.com.

Esta e outros especialistas ouvidos pelo Daily Mail apontam ainda os prejuízos que os refrigerantes podem representar para os dentes, para os rins e para o pâncreas. Salientando ainda que estas bebidas aumentam as probabilidades de desenvolver doenças cardiovasculares ou obesidade.

O Daily Mail informa ainda que tentou entrar em contacto com a Coca-Cola, mas não obteve resposta até o momento da publicação do artigo.

Fonte: Notícias ao Minuto


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.