Ocasionalmente tens dores de cabeça? É importante que saibas qual destas 4 é a que sentes!

É importante que consigas identificar que tipo de dor de cabeça sentes, para conseguires identificar a causa e despistar algo possivelmente mais grave.

Elas podem variar de leves, dores de cabeça leves a fortes latejante. Mas sabia que há realmente quatro tipos principais de dores de cabeça? É importante para descobrir qual o tipo de dor de cabeça está a causar a sua dor. Se conhece o seu tipo de dor de cabeça, pode tratá-lo corretamente.

dores_cabeca

Veja os diferentes tipos de dores de cabeça :

  • 1- Cefaleia em salvas (CS) – é um tipo de dor de cabeça diferente da enxaqueca e da cefaleia tipo tensional. É definida como uma doença neurológica e é conhecida como uma das piores dores de cabeça que o ser humano pode experimentar.

Ao contrário da enxaqueca, afeta mais homens que mulheres, acomete apenas um lado da cabeça, mais na região da fronte e olho, acompanhada de lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, entupimento nasal, suor no rosto e queda da pálpebra. Um aspecto marcante é a ritmicidade das crises, tanto com um período preferencial de ocorrer ao longo do ano, como na sua predileção para atacar à noite.

  • 2- Enxaqueca – Dor de cabeça de intensidade variada, geralmente acompanhada de náusea e sensibilidade à luz e aos sons. Há casos em que as enxaquecas são precedidas por sintomas de alerta. Algumas causas desencadeadoras são alterações hormonais, certos alimentos e bebidas, stresse e exercícios.

Enxaquecas podem causar latejamento em uma área específica, que varia conforme a intensidade. Náusea e sensibilidade à luz e som também são sintomas comuns. Medicamentos preventivos e analgésicos podem ajudar a controlar as enxaquecas.

  • 3- A sinusite aguda – pode ser desencadeada por uma constipação ou por alergias, podendo desaparecer sozinha. Já a sinusite crónica dura até oito semanas e pode ser causada por uma infecção ou proliferação de micro-organismos.

Os sintomas são dor de cabeça, dores no rosto e congestão nasal.

A sinusite aguda geralmente não requer tratamento além do alívio sintomático com analgésicos, descongestionantes nasais e irrigadores nasais. A sinusite crónica pode exigir o uso de antibióticos.

  • 4- Dor de cabeça de tensão – Atinge 90% das pessoas esporadicamente e pode ser resultado de noites mal dormidas, stresse, até mesmo pelo fato de não encontrar a carteira pela manhã e ter chegado atrasado ao trabalho.

Essa dor é difusa, no alto da cabeça e na testa, segundo informações do Instituto de Neurociência e Neurocirurgia de Liverpool, na Inglaterra. O consumo de álcool e de cafeína também podem ser causadores. Um médico pode receitar um remédio apropriado para ser ingerido durante as crises.

Estes tratamentos/dicas caseiros não substitui um especialista. Consulte sempre o seu médico.


Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.