Quando leres isto vais passar a beber cerveja todos dias!

A cerveja é uma bebida saudável que faz parte da dieta das pessoas. Deve ser consumida com moderação: um copo por dia para as mulheres e dois copos para os homens.

brinde-canecas-cerveja

A qualidade e o consumo da cerveja têm vindo a aumentar ao longo dos anos. Esta bebida contém um grande número de componentes, como antioxidantes e vitaminas, provenientes dos cereais que a compõem. A cerveja reduz o risco de diabetes, previne a hipertensão e as doenças mentais. Conheça mais benefícios desta bebida para o seu organismo.

9 BENEFÍCIOS DA CERVEJA:


1. FORTIFICA OS OSSOS

Esta bebida contém níveis altos de silício, que está relacionado com a saúde dos ossos. Um estudo da Universidade de Tufts concluiu que homens e mulheres, já com alguma idade, que consumiam um ou dois copos de cerveja por dia apresentavam uma maior e melhor densidade a nível dos ossos.

Por outro lado, o consumo superior ao mencionado anteriormente leva a uma maior probabilidade de se sofrer fraturas. Um dos componentes da cerveja, o lúpulo,  também é importante na prevenção da descalcificação óssea.

2. RINS MAIS SAUDÁVEIS

A cerveja tem um alto teor de água que ajuda a manter os rins a trabalhar de forma saudável. Por outro lado, o lúpulo contido na bebida ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins em 40%.

3. CÉREBRO PROTEGIDO

Ajuda a prevenir doenças mentais, como o Alzheimer. A cerveja tem uma substância química, chamada xanthohumol, que ajuda a proteger o cérebro da degeneração.

4. BEBIDA POUCO CALÓRICA

A cerveja contém menos calorias do que outras bebidas, como o sumo de laranja e o vinho, segundo a Scientific Review. Um copo de cerveja contém cerca de 70 calorias: isto porque esta bebida não tem açucar e tem pouco alcoól. Segundo investigadores suiços, a cerveja contém uma substância, a nicotinamida ribósido, que combate a obesidade e melhora a força muscular.

5. ELEVADOS NÍVEIS DE VITAMINA

A cerveja é rica em vitaminas, sobretudo as do chamado complexo B. A vitamina B2 ajuda na manutenção dos tecidos musculares; a B1 auxilia no funcionamento dos músculos, cérebro e nervos; a B5 atua no metabolismo dos hidratos de carbono e das gorduras. A cerveja contém também ácido fólico, que é importante para a formação de glóbulos vermelhos, ajudando no combate à anemia.

6. PROTEGE CONTRA ACIDENTES CARDIOVASCULARES

Previne os coágulos do sangue que bloqueiam o fluxo sanguíneo até ao cérebro, pescoço e coração. Por outro lado, a cerveja ajuda a uma menor probabilidade de se desenvolver pressão arterial alta, que é um risco para o ataque cardíaco.

7. REDUZ O RISCO DE DIABETES

Protege o organismo contra esta doença devido ao facto de o álcool aumentar a sensibilidade à insulina, isto é, facilitam o funcionamento desta hormona que ajuda as nossas células a usar a glicose. Um artigo publicado na revista médica Diabetes Care mostrou que o consumo diário até 48 gramas de álcool estava associado à redução em 30% do risco de diabetes.

8. TENSÃO SANGUÍNEA NORMALIZADA

Para além de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, a cerveja contém sais minerais, tendo um baixo valor de sódio e um alto teor de potássio que mantém a tensão sanguínea em níveis normalizados.

9. A CERVEJA É DIURÉTICA

Esta bebida tem mais de 90% de água, o que leva o organismo a excretar bastante quando se bebe cerveja. Como já foi referido, é uma fonte de vitaminas do grupo B e de alguns minerais, como o potássio que, juntamente com o álcool, é responsável pelo efeito diurético da bebida.

No entanto, é importante ter em conta que a cerveja deve fazer parte de uma dieta equilibrada e o seu consumo deve ser feito com moderação. O consumo excessivo danifica o fígado, provoca doenças cancerígenas e problemas cardíacos. Também desidrata o organismo, levando à perda de água no cérebro e, consequentemente, provocando dores de cabeça. Por isso, consuma sempre com moderação!

Fonte:Vida ativa


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.