Sabes para onde vai o plástico que deitas para o lixo? É uma autentica vergonha!

A poluição do ser humano está cada vez mais descontrolada. Mais de 50% dos objectos e recipientes de plástico são utilizados apenas uma vez!

A percentagem de plásticos que é reutilizado ou reciclado é mínima… Então, o que acontece com o resto? Estas imagens chocantes que vais ver de seguida vão te responder a essa pergunta.

Onde vai parar o plástico que deitamos fora?

Segundo as estatísticas, nós reciclamos apenas 10% do plástico que deitamos fora.

Na imagem acima, podes ver o plástico recolhido em 1 mês por uma fabrica de reciclagem no Japão. Se reciclamos apenas 10%, imagina o volume que os 90% restantes ocupam!

Uma pessoa deita fora, em média, 85 kg de plásticos para o lixo por ano.

Na Eslovénia, uma artista local chamada Miha Artnalk criou O Monstro do Plástico. Esta obra artística surgiu para aumentar a consciencialização sobre o efeito do plástico. A escultura é feita de 40.000 sacos de plástico e 7.500 copos de plástico usados.

Os tentáculos de plástico estendem-se por toda a capital Ljubljana!

O mundo consome mais de um milhão de sacos de plástico por minuto, e a maioria é utilizada apenas uma vez.

Estima-se que um cidadão comum consome cerca de 500 sacos plásticos por ano.

Mas os sacos plásticos são apenas uma parte do problema… as garrafas, por exemplo, são outra grande fonte de poluição. Abaixo podem ver O Labirinto da Reciclagem, uma obra de arte feita com 8.000 garrafas de plástico, colocadas perto do edifício da ONU, Genebra, em 2011.

O ser humano descarta 35 biliões de garrafas de plástico por ano…

… ou seja, cerca de 1.500 garrafas de plástico por segundo.

No ano passado, na Governors Islands em Nova Iorque, 1.500 garrafas de água foram penduradas para consciencializar sobre a quantidade de plástico consumido por segundo nos Estados Unidos.

Se achas que 90% do plástico não reciclado termina no aterro, estás errado.

A fotografia acima, que mostra a remoção de resíduos de plástico na foz do rio da cidade de Los Angeles, é a prova disso!

O plástico constitui aproximadamente 90% de todo o lixo que flutua nos oceanos.

Estima-se que cerca de 46.000 peças de plástico flutuam por quilómetro quadrado. Isso é suficiente para cobrir 40% da superfície dos oceanos.

Pouco a pouco o plástico de uma garrafa se decompõe em pequenos pedaços. As correntes podem espalhá-los por centenas de quilómetros.

Existem praias no Hawaii onde existem mais pedaços de plástico do que grãos de areia. Os plásticos derretem e juntam-se a outros detritos deitados ao mar.

Esta rocha é uma mistura de lixo, plástico derretido, fragmentos de lava basáltica e restos orgânicos, como cascas de frutas. No futuro, quando os cientistas analisarem os sedimentos nas rochas, eles vão-se recordar da Era do Plástico.

Todo este plástico é desagradável e irritante para os humanos, mas é mortal para milhares de animais.

1 milhão de aves e 100.000 mamíferos marinhos morrem todos os anos devido ao plástico que flutua nos oceanos. Abaixo podes ver um tubarão branco, que apareceu morto devido à poluição na praia de Kamilo, no Hawaii.

44% das aves marinhas e 22% dos cetáceos encontrados nas praias têm pedaços de plástico em seus tratos digestivos. Isso também afecta todas as espécies de tartarugas marinhas e alguns peixes.

Este é um cadáver de um pássaro, o seu interior estava coberto de lixo que comeu…

Alguns não morrem por ingestão, mas por não conseguirem se libertar dos plásticos. Este Ptilonorhynchidae australiano tem um anel de garrafa embutido na boca. Se não tivesse sido resgatado, ele não conseguiria se alimentar e acabaria por morrer.

Foca presa em redes de pesca e outros materiais que flutuavam à deriva.

Um Albatroz-de-Laysan com o pescoço preso em um cabide de plástico.

Um caranguejo comum usando uma tampa de plástico como casca.

Outro exemplo: um saco de plástico envolvendo um coral, privando-o da comida.

Ave marinha presa dentro de um saco de plástico.

A única maneira de acabar com esta loucura é arranjar alternativas para itens vendidos em recipientes plásticos.

Escolhe alimentos e produtos que venham em vidro ou papel. Não te esqueças de reciclá-los depois! Para além disso, quando fores às compras, leva sacos de pano. Assim, vais poupar dinheiro e ajudar o ambiente.

A pouco e pouco, entre todos, vamos tornar o planeta num lugar melhor. Faz a tua parte: recicla, reutiliza e, acima de tudo, se puderes, não compre plástico descartável.

Partilhe este artigo para sensibilizares outras pessoas sobre a poluição!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.