Sabes porque os orientais deixam os sapatos à porta de casa antes de entrar? Nem imaginava! Mas a partir de agora…

Nem imaginava… Mas a partir de agora vou começar a fazê-lo! E tu também certamente quando vires o porquê…

Se nunca teve contato direto com um oriental, principalmente japoneses, a probabilidade de saber que eles tem a tradição de tirar os sapatos antes de entrar em casa não é tão grande. Pois é, eles fazem isso. Geralmente deixam os sapatos na entrada, num móvel próprio para isso e calçam pantufas ou ficam de meias.

Primeiramente, esse hábito está ligado a questões tradicionais, como acreditar que as energias impuras da rua não entrarão em casa. Mas mais que isso, tirar os sapatos é uma demonstração de respeito, indicando que não tem o intuito de sujar aquele ambiente, sendo humilde o suficiente para despir os seus pés ao pisar ali, assim como seria feito num lugar sagrado.

Em outras regiões do mundo, principalmente onde há muita neve e barro, esse costume também é comum, mas por motivos mais óbvios. Precisamos lembrar de que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. O nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo deste artigo se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. A principal questão envolvendo o tirar dos sapatos é a higiene.

De acordo com um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA, 96% dos calçados de quem caminha pela rua tem contato com germes e bactérias, ou seja, praticamente toda a gente chega ea casa com uma bomba de possíveis doenças. De todas bactérias e vermes, a mais comum é a Escherichia Coli, que causa diarreia, doença respiratória, infecção urinária e, até, pneumonia.

Para evitar que isso aconteça, podemos começar a adquirir alguns hábitos, como lavar a sola dos sapatos com água e sabão, de maneira regular; fazer um cantinho de sapatos na entrada de casa, com a mesma função do genkan – um degrau que serve para lembrar os visitantes de tirarem os sapatos antes de entrar; deixar produtos de higiene para os pés à disposição e próximo ao lugar dos sapatos – pois pode aparecer um amigo com chulé; deixar chinelos/pantufas a disposição para quem não se sentir à vontade descalço.

No Japão, praticamente, todas as casas possuem um genkan, a entrada tradicional, é construída numa varanda ou sala, com um tapete no qual se deve tirar os sapatos. De acordo com as boas maneiras, depois de tirar os sapatos e subir o degrau, é costume virar os sapatos, deixando a frente dos sapatos viradas para a porta.

Além disso, é preciso, sempre, deixar os sapatos arrumados, de maneira a não atrapalhar a entrada e saída de outras pessoas. Como dissemos acima, um dos motivos para se tirar os sapatos na entrada é a limpeza espiritual, os japoneses possuem uma maneira muito mais profunda de compreensão da diferença entre os espaços.

Ao entrar em sua casa (uchi, que significa “dentro”), o tirar dos sapatos é um símbolo de abandonar as preocupações e problemas, bem como a sujidade do mundo exterior (soto).

Então, o que achas dessa tradição?


Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.