Tens andado a sentar-te na sanita de forma errada! Esta é a forma correcta! Por esta razão!
Podes nem imaginar, mas na realidade, a forma como todos nós nos habituámos a sentar na sanita pode ser a causa de muitos dos problemas digestivos que temos.
Sempre fomos ensinados a sentar-nos na sanita como se nos estivéssemos a sentar numa cadeira – com as costas e os pés no chão com uma postura de 90 graus, formada pela flexão dos quadris e joelhos perpendicularmente. No entanto, ao fazê-lo podemos estar a causar o estreitamente do ponto em que o ânus e recto são unidos, complicando assim a passagem das fezes e fazendo com que a tensão sobre o cólon possa gerar, a longo prazo, problemas intestinais.
Repara na imagem abaixo, como do lado direito, sentados da forma como sempre nos sentámos é formado uma espécie de congestionamento da via, enquanto do lado direito, da forma que os médicos agora dizem que deve ser, não há qualquer obstrução.
Para evitar fazeres um esforço excessivo ao defecares, que pode provocar uma hemorragia cerebral ou até mesmo, um ataque cardíaco, deverás utilizar um suporte para os pés, elevando estes a uma posição mais alta, de forma a ficares num ângulo de 35 graus.
Ao fazê-lo vais aliviar a tensão sobre o músculo puborretal e facilitar a saída das fezes.
Uma das formas que vimos pela Internet de contrariar este problema facilmente, é pura e simplesmente usar um pequeno banquinho, ou degrau, para colocarmos debaixo dos pés, que nos irá levantar os joelhos e proporcionar o tal ângulo perfeito.
Se ficaste com alguma dúvida, vê este vídeo: