Veeco, primeiro automóvel desportivo português

O Veeco é o “primeiro automóvel desportivo” totalmente feito em Portugal e no início de 2016 deverá começar a ser comercializado a partir de Vila Nova de Gaia onde se irá instalar a linha de montagem.

Carro VeecoTem apenas três rodas, mas acelera até aos 160 km/h e tem uma autonomia de 400 km. O Veeco RT é um reverse trike, ou seja, um triciclo invertido, com duas rodas à frente e uma roda motriz na traseira e um desenho em forma de gota, para melhorar a eficiência aerodinâmica.


A designação Veeco resulta da junção de VE e ECO, a empresa responsável pela sua construção e a designação ecológica.

O Veeco nasceu de um projeto de investigação da responsabilidade da VE-Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, em parceria com o ISEL e financiado pelo Compete no âmbito de Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento.

Apesar de ter três rodas, o Veeco RT poderá circular em todas as estradas, incluindo autoestradas. Será capaz de chegar aos 160 km/h e acelerar aos 100 km/h em apenas oito segundos.

A autonomia anunciada será de 400 km com uma só carga. As baterias poderão ser carregadas em qualquer tomada monofásica.

No interior, o Veeco tem os mostradores centrados num ecrã, como o de um computador, que agrega ainda rádio e leitor de música e vídeo, bem como o sistema de navegação.

As baterias do Veeco RT são de iões de lítio, de última geração, sendo geridas através de um sistema que controla o funcionamento ao mesmo tempo que informa o condutor sobre o estado de carga.

A comercialização do Veeco deverá arrancar no início de 2016, com três versões diferentes e preços a oscilar entre os 23 mil e os 25 mil euros.

“O protótipo já foi homologado e estamos a iniciar uma série de 10 carros que ainda não são para comercializar mas que seguirão para os parceiros do projeto”, adiantou João Oliveira, mentor do Veeco.

 




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *