7 Alimentos que libertam toxinas ao serem reaquecidos! É importante que os conheças!

De vez em quando sobra alguma comida do jantar da noite anterior. Talvez algum convidado não tenha aparecido na sua festa ou super estimou o seu próprio apetite enquanto cozinhava. A maioria de nós aprendeu a não desperdiçar comida, e às vezes a refeição está tão boa que quer guardar um pouco para o dia seguinte. Mas é importante se dar conta de que nem todos os alimentos são bons para serem guardados e reaquecidos no fogão ou no microondas. Na verdade, às vezes, reaquecer a comida pode ser até venenoso! Fique atento a estes 7 alimentos seguintes:

1. Batatas

Se as batatas cozidas forem guardadas em temperatura ambiente, elas podem proliferar bactérias rapidamente e causar infecção intestinal. É sempre melhor guardar batatas cozidas no frigorífico. Quando estiver pronto para comer a segunda rodada, elas podem ser reaquecidas no microondas ou no fogão.

2. Cebola, aipo e beterraba

Estes três alimentos são encontrados frequentemente nas sopas. Se reaquecer a sopa sob certas condições, toxinas são libertadas. Isso acontece por causa dos nitratos contidos em cada um destes vegetais. Reaquece-los repetidamente pode até libertar substâncias cancerígenas.

3. Cogumelos

A estrutura proteica dos cogumelos e seus semelhantes é alterada quando eles são aquecidos e pode mudar tanto, que se tornam perigosos. Guardar cogumelos em temperatura ambiente também não é recomendado porque eles podem liberar certas toxinas se não forem armazenados correctamente. O melhor é consumi-los de uma vez e/ou guardá-los por no máximo um dia no frigorífico.

4. Arroz

Isso mesmo, reaquecer arroz pode até fazer com que fique doente. Se ele for guardado em temperatura ambiente, bactérias que causam infecções intestinais podem se formar. Para evitar horas de diarreia e vómito, deve sempre guardá-lo no frigorífico e em um recipiente bem fechado. Nestas condições, reaquece-lo não tem problema.

5. Óleos

Certos óleos ficam rançosos muito rapidamente. Isso inclui: óleo de nozes, óleo de avelã, óleo de semente de uva e óleo de abacate. Se já usou um destes óleos para cozinhar ou fritar alguma coisa, reaquecer o alimento irá libertar gorduras trans nocivas. Na verdade, utilizar qualquer tipo de óleo para fritura mais de uma vez também pode causar danos à saúde.

6. Ovos

Ovos mexidos, cozidos e todos os outros tipos de ovos não devem ser reaquecidos. Fazer isso pode causar sintomas desconfortáveis em seu sistema digestivo por causa do alto teor de proteína contida neles.

7. Frango

Similar aos ovos, o frango também tem muita proteína. Reaquece-lo e consumi-lo pode causar dor de estômago, vómito ou diarreia. Se quer realmente reaquecer o frango de ontem à noite, certifique-se de que ele esteja totalmente cozido e que o meio dele esteja quente. O ideal seria comê-lo frio em uma salada (desfiado ou em cubinhos, por exemplo) ou em um sanduíche.

É melhor guardar os pratos feitos com estes 7 ingredientes no frigorífico, ou talvez decidir não comer as sobras do dia anterior. A melhor opção é sempre cozinhar apenas a quantidade necessária para o dia.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.