Atenção às práticas enganosas nos concursos televisivos! RTP, SIC e TVI foram multadas!

RTP, SIC e TVI foram multadas devido às práticas enganosas nos concursos e passatempos televisivos.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social aplicou contraordenação devido a práticas “agressivas” nos concursos com participação telefónica.

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deliberou aplicar três contraordenações contra a RTP, SIC e a TVI devido “a práticas enganosas e agressivas” em concursos com participação telefónica, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

A deliberação foi tomada pelo Conselho Regulador a 03 de fevereiro e respeita a maio de 2014, de acordo com a mesma fonte.

multadas

Os programas em causa foram “Portugal no Coração” e “Aqui Portugal” (na RTP), “Queridas Manhãs”, “Boa Tarde” e “Portugal em Festa” (SIC) e “A tarde é sua” e “Somos Portugal” (TVI).

O visionamento, que decorreu de participações feitas à ERC e incidiu no mês de maio de 2014, foi feito até julho do mesmo ano, altura em que foi assinado pelas três televisões um acordo de autorregulação em matéria de concursos com participação telefónica.

As três contraordenações resultaram da prática de “ações enganosas e agressivas”, disse a mesma fonte.

A prática de ações enganosas assentou no facto dos respetivos programas darem a entender que o prémio era em dinheiro e agressivas devido à forma e ao tempo em que era feita a promoção.

A RTP, SIC e a TVI incorrem a coimas até 40 mil euros cada uma.

Fonte: dn.pt

Artigos Relacionados:

2 comentários

  1. Acho bem aplicada esta intervenção da ERC, Passatempos que são longos, saturantes, chega mesmo a ter que mudar de canal para ver programas mais interessantes.

    • Sérgio Aguiar on 30 de Setembro de 2016 at 1:57
    • Responder

    O crime compensa. O que eles ganham por programa com as chamadas telefónicas dá para pagar essas multas de merda. Devia ser feita uma fiscalização diária e a multa ser aplicada por cada dia/programa. Só assim a coisa mudava de figura.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.