Costumas ter os olhos inchados? E olheiras? A maior parte das pessoas nem imagina, mas a culpa é disto que fazes quase todos os dias!

Se a má qualidade de sono é a razão mais óbvia para acordar com os olhos inchados, fique a saber que o refrigerante que bebeu ontem ao jantar também pode ter algo a dizer sobre o assunto. Mas não só.

Inchados, moles e até um tanto ou quanto vermelhos. Quem já acordou com os olhos assim? Possivelmente todos nós depois de uma noite mal dormida.

 
 
 
O inchaço nos olhos deve-se à acumulação de fluídos na zona dos olhos com a pele mais fina e sensível, a mesma zona que facilmente escurece à boleia das olheiras. Mas, o que é que impulsiona esta retenção de líquidos tão particular? Um (quase) sem fim de fatores.

A maior parte das causas de olhos inchados são inofensivas e facilmente evitáveis, contudo, podem também ser o espelho de maus hábitos diários que, a longo prazo, podem colocar a saúde seriamente em risco, como é a má qualidade de sono crónica e o consumo de alimentos com alto teor de sal.

As alergias são também um ‘trampolim’ para os olhos inchados, especialmente se em causa está uma reação alérgica ao pólen, ao pelo de animal e ao pó, agentes alergénicos que causam lágrimas e comichão nos olhos e que levam a que as cavidades dos seios nasais atrás dos olhos fiquem inflamadas e congestionadas, promovendo uma retenção de fluídos

Recorrendo a depoimento médico, diz-se que a conjuntivite também pode desencadear o inchaço dos olhos, assim como o uso demasiado prolongado de lentes de contacto, que atuam como “barreira” para a ‘respiração’ dos olhos.

Quem chora facilmente também sabe que não tardará a ficar com os olhos inchados e vermelhos, assim como quem bebe demasiadas bebias alcoólicas na noite anterior. Neste último caso, em causa está o poder que o álcool tem na produção de inchaço em várias partes do corpo, incluindo os olhos.

Ainda no que diz respeito aos hábitos alimentares, tal como o sal e o álcool, também o consumo elevado de açúcar artificial – presente nos alimentos processados e nas bebidas gaseificadas, especialmente nas que se rotulam como ‘light’ ou ‘0% açúcar’ – desencadeia um aumento dos marcadores inflamatórios, deixando o organismo em stress e incapaz de lidar com a situação, reagindo através do inchaço.

Os olhos inchados, seja ao acordar ou ao longo do dia, podem ainda ser um sinal de intolerância ou sensibilidade a fragrâncias, devendo-se optar, sempre que possível, por produtos isentos de fragrância.

No caso das mulheres, o inchaço em torno dos olhos pode ser ainda uma consequência direta da menstruação e das oscilações hormonais frequentes nessa altura do mês.

Como não poderia deixar de ser, também o envelhecimento tem algo a dizer na propensão de uma pessoa a ter os olhos inchados.

Como combater os olhos inchados

Dependendo da causa, o combate aos olhos inchados passa, quase sempre, por evitar levar o organismo a momentos de stress. No que diz respeito à alimentação, deve-se optar por uma dieta saudável e equilibrada e que seja (quase totalmente) isenta de alimentos com poder inflamatório, como as bebidas alcoólicas, os refrigerantes, as bebidas desportivas, os alimentos processados, as comidas pré-confecionadas e repletas de sal e ainda os açúcares artificiais.


Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.