Se o teu filho(a) perder este dente de leite é melhor que o guardes! No futuro pode ser muito útil!

Por esta descoberta nem os pais mais cautelosos esperavam. Quando as crianças perdem um dente de leite é muita a excitação, pois elas podem finalmente colocá-lo por baixo da almofada e esperar que a fada dos dentes o venha buscar.

Mas como pais, deve considerar guardá-los por mais tempo, pois pesquisadores descobriram que eles contêm células-tronco.

Estas células têm a habilidade de se transformar em qualquer tipo de célula ou tecido, seja célula nervosa, cartilagem ou medula óssea. Elas podem ser usadas, por exemplo, no tratamento de leucemia, sem precisar recorrer a um doador de medula ou transplante.

Até agora, é possível extrair células tronco do cordão umbilical, mas apenas se elas forem retiradas imediatamente após o parto. No entanto, os pesquisadores têm grandes esperanças nos dentes leite guardados e na possibilidade de utilizar células “customizadas” para terapias no futuro. Uma vantagem significativa das células autólogas (do próprio dono) é o simples fato de que o risco de incompatibilidade seja enormemente reduzido.

dentes_leite

Mas mesmo neste caso, o tempo é primordial. Os dentes devem ser incorporados em até 48 horas, caso contrário o material se torna inútil. É por isso que algumas empresas oferecem um serviço noturno em que um dentista coleta, congela e guarda os dentes.

A lista de doenças potencialmente tratáveis é impressionante:

  • Leucemia.

  • Linfoma de Hodgkin.

  • Anemia.

  • Doenças autoimunes.

  • Esclerose múltipla.

  • Doença de Crohn.

  • Parkinson.

  • Distrofia muscular.

As pesquisas vão continuar desenvolver-se e a esperança vai aumentar para que em breve possamos livrar-nos destas doenças cruéis.

Partilhe com os seus amigos e familiares, todos deveriam conhecer o grande valor dos dentes de leite.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.